31/07/2020 às 14:45
Telecom


Qualcomm defende faixa de 6GHz para não licenciados atenta ao 5G
Por Ana Paula Lobo e Pedro Costa

O Wi-Fi 6E será o futuro para complementar os serviços licenciados, pensando muito no 5G, afirmou o diretor sênior de Relações Governamentais da Qualcomm, Francisco Soares, ao participar do eForum Wi-Fi 6, realizado nesta quinta-feira, 30/07, pelo Convergência Digital e pela Network Eventos.

O executivo pontuou que a Qualcomm tem uma posição firmada sobre o destino da faixa de 6GHz: ela deve ser destinada integralmente aos serviços não licenciados. "Precisamos da faixa para não licenciados e para ter um complemento ao 5G. Hoje o Wi-Fi 6 é usado para complementar os serviços licenciados nas faixas de 2,4GHz e 5GHz", sustentou Soares.

O executivo lembra que para o Wi-Fi 6, que funciona nas faixas existentes como 2,4GHz e 5GHz, já existem equipamentos disponíveis no mercado. Já o Wi-Fi 6E depende da disponibilidade da faixa de 6GHz, mas a Qualcomm já tem o chip pronto para a tecnologia. "Aqui no Brasil dependemos da Anatel. Esperamos que a faixa seja destinada aos não licenciados", reforçou. Soares lembrou ainda que o mundo já discute o Wi-Fi 7.0, que vai permitir bandas ainda maiores". Assistam a participação de Francisco Soares, da Qualcomm.

Veja abaixo a íntegra do evento.


Powered by Publique!