INTERNET

Fake News: Sai versão em português de chatbot gratuito de verificação para o WhatsApp

Convergência Digital* ... 04/08/2020 ... Convergência Digital

A International Fact-checking Network (IFCN), aliança global que reúne, no Poynter Institute, mais de 90 organizações que se dedicam à verificação de fatos, lançou nesta terça-feira 4/8, a versão em português de seu chatbot para WhatsApp. O chatbot da IFCN foi desenvolvido para enfrentar o desafio da desinformação, especialmente durante a pandemia da COVID-19, e busca aproximar os cidadãos dos checadores de fatos independentes.

O sistema já está disponível em mais de 70 países, por meio das versões em inglês, espanhol e hindi. Agora, a ferramenta que se conecta ao maior banco de dados de checagens feitas sobre o novo coronavírus chega ao Brasil e a Portugal numa versão lusófona que dispõe de um menu de navegação numérico, de fácil utilização.

Pelo chatbot da IFCN, usuários do WhatsApp podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como "falsas", "parcialmente falsas", "enganosas" ou "sem evidência" por verificadores profissionais. Podem consultar as últimas checagens feitas e fazer buscas em acervo, usando palavras-chave.

Desde janeiro, quase cem organizações que se dedicam ao fact-checking em todo o mundo já identificaram mais de 8 mil boatos relacionados ao novo coronavírus circulando em ao menos 74 países. Todas essas checagens integram o banco de dados da aliança CoronaVirusFacts, que é atualizado diariamente pela IFCN para que os usuários dos chatbots possam navegar e seguir bem informados sobre a pandemia.

Na versão em português, os usuários do chatbot terão acesso a verificações publicadas por organizações que atuam no Brasil e em Portugal. Também verão sinopses - em português - de checagens de interesse internacional que foram publicadas por organizações que trabalham em língua espanhola.

Veja aqui como funciona

O chatbot da IFCN fornece ainda um diretório mundial das organizações checadoras. O sistema identifica o país do usuário do chatbot por meio do número do celular que ele usa para se conectar ao aplicativo e, a partir dessa informação, fornece uma lista com o nome e o site das organizações que fazem fact-checking perto dele(a). O usuário é, então, encorajado a entrar em contato direto com a entidade e acompanhar o trabalho dos checadores de seu entorno.

O chatbot da IFCN é gratuito. Para interagir com ele, basta salvar o número +1 (727) 291 2606 na agenda de contatos do telefone e enviar a palavra "oi" ou "olá" para iniciar a conversa em português. Outra opção é recorrer diretamente ao link: http://poy.nu/ifcnchatbotPT .A versão em português do chatbot é um projeto da IFCN com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).



Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Rádio pela internet e streaming de áudio crescem durante pandemia

Segundo a pesquisa Inside Radio 2020, realizada pela Kantar Ibope Media, 9% dos entrevistados ouvem rádio online e 16% acessam o meio quando estão navegando na internet. 

CNJ aprova norma que prevê digitalização total dos atos processuais

Ainda facultativo, o chamado “Juízo 100% Digital” prevê que todos os atos processuais serão realizados exclusivamente por meio eletrônico e remoto.

Google testa no Brasil e Alemanha plataforma de remuneração para notícias

Empresa promete investir US$ 1 bilhão nos próximos três anos em parcerias com a mídia em produto lançado nesta quinta, 1º/10.

Com covid-19, conectividade vira item essencial nas corporações

Digitalização obrigou as empresas a repensarem suas estratégias de conectividade, revela pesquisa com 2000 executivos no Brasil.

Em acordo com TSE, WhatsApp cria chatbot e canal de denúncias para Fake News

Robô vai responder questões relacionadas ao processo eleitoral e ainda esclarecer temas alvo de desinformação. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G