Clicky

STF: Recusar fornecer senha de celular não justifica prisão

Convergência Digital* ... 07/10/2020 ... Convergência Digital

A negativa por parte do investigado de fornecer a senha dos seus aparelhos eletrônicos apreendidos não justifica a prisão temporária. O suspeito não pode ser compelido a fornecer suposta prova capaz de levar à caracterização de sua culpa.

Com esse entendimento, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar em Habeas Corpus para determinar a soltura de cinco investigados por supostos desvios em contratos de saúde no Pará.

A decisão foi concedida em favor do servidor Leonardo Maia Nascimento, assessor do governador paraense, Helder Barbalho, defendido pelo advogado Raphael Favetti; e depois estendida a Persifal de Jesus Pontes e Antônio de Padua de Deus Andrade (ambos secretários de estado), Peter Cassol Silveira (ex-Secretário Adjunto de Gestão Administrativa) e Nicolas André Tsontakis Morais (operador financeiro).

A prisão fora autorizada pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça, relator dos casos relacionados a essa investigação. Além das preventivas, o caso já contou com busca e apreensão contra dezenas de investigados, incluindo o governador Helder Barbalho.

Na análise do ministro Toffoli, apesar da gravidade das condutas supostamente perpetradas, as prisões não foram devidamente justificadas. Isso porque aparelhos eletrônicos, outros bens e documentos necessários à elucidação dos fatos já estão em poder das autoridades.

"Anote-se, ainda, que a negativa por parte do paciente de fornecer a senha dos seus aparelhos eletrônicos apreendidos não caracteriza justificativa idônea a justificar a temporária, pois, diante do princípio nemo tenetur se detegere, não pode o investigado ser compelido a fornecer suposta prova capaz de levar à caracterização de sua culpa", disse o ministro Toffoli.

Além disso, a ordem baseou-se no objetivo de evitar reações indevidas e impedir a articulação com eventuais outros integrantes da associação, que obstruam ou prejudiquem a investigação sem, no entanto, trazer elementos que comprove o risco de isso ocorrer.

* Do Conjur


Internet Móvel 3G 4G
Dona da Vivo cria aceleradora para startups focadas em trabalho remoto

Wayra X, do grupo Telefónica, é uma iniciativa voltada a ser o primeiro hub 100% digital.  Empresa busca projetos voltados para 5G, saúde, casa conectada, entretenimento e futuro do trabalho.

Portabilidade: Claro é a tele com mais adesões. Oi e TIM cedem assinantes

Oi, na fixa, e TIM, na móvel, foram as operadoras que mais cederam assinantes com a possibilidade de troca de empresa mantendo o mesmo número. Já a Claro foi a operadora que mais ganhou clientes nos 12 anos do serviço.

Nova Oi busca eficiência operacional e personalizar ofertas ao cliente

Network analytics tem diversos níveis de maturidade e vai desde a proximidade maior com a infraestrutura da rede até análises mais especializadas do serviço, afirma o diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Rede da Oi, Mauro Fukuda.

Artur Coimbra é nomeado como novo Secretário de Telecomunicações

Mudança era esperada com a passagem de Vitor Menezes da Setel para a Secretaria Executiva do Minicom. 

Embratel reorganiza dados para conhecer melhor o cliente

Diretor-executivo de Soluções Digitais da operadora, Mário Rachid, lembra que cruzar dados não é um trabalho simples e exige amadurecimento. Entre os dados cruzados estão os dos sistemas de CRM e billing. "A personalização é a meta, mas temos de ter cuidados até por conta da LGPD", observa.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G