Clicky

SEGURANÇA

Braskem confirma ataque ransomware, mas nega sequestro de dados

Luis Osvaldo Grossmann e Ana Paula Lobo ... 07/10/2020 ... Convergência Digital

ATUALIZADA - A Braskem confirmou na tarde desta quarta-feira, 07/10, que sofreu um ataque ransomware, mas que a segurança de TI conseguiu evitar o sequestro dos dados para pedido de resgate. Também não houve, segundo a companhia, a paralisação de operações industriais.

“O protocolo de segurança para o retorno seguro de todos os sistemas segue em estado adiantado. Não houve comprometimento ou interrupção das operações industriais da Braskem”, garantiu a companhia. Na manhã desta quarta-feira, a Braskem, empresa brasileira do ramo petroquímico e produtora de resinas termoplásticas, comunicou à Comissão de Valores Mobiliários, um ataque hacker aos seus sistemas.

O informe à CVM é uma obrigação legal de empresa de capital aberto e uma proteção das empresas diante da ausência da Autoridade Nacional de Dados, para quem essas ações deveriam ser reportadas, mas que, até o momento, mesmo com a vigência da LGPD, não foi formada pelo Governo Bolsonaro.

No informe da parte da manhã, a Braskem relatou 'uma invasão foi detectada e que, por medida de precaução, foi interrompido o acesso a alugns servidores e software, impactando as operações'. Não é o primeiro ataque hacker às grandes empresas brasileiras. A Avon/Natura já foi atacada e também teve que suspender suas operações. A Light, no Rio de Janeiro, também teve que agir contra os hackers.



Fabricante de cabos de fibra ótica no Brasil sofre ataque hacker

A Belden, dona da Poliron no Brasil, e fabricante local de fibra ótica e equipamentos de redes usados nos setores de transporte, petróleo e gás, entre outros, assumiu que teve os servidores invadidos nesta terça-feira, 24/11.

TSE admite que ataques hackers podem ter causado instabilidade no e-Título

Tribunal criou uma comissão, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, para acompanhar as investigações sobre ação de hackers. Em nota, o TSE diz que que 'as investidas cibernéticas podem ter ocasionado instabilidades no aplicativo e-Título e no sistema de processo judicial eletrônico (PJe)'.

Muitas empresas só planejam segurança quando dói no bolso e na carne

O diretor da Microhard, Glicério Ruas, diz que a conscientização é o maior gargalo dentro das corporações. Segundo ele, muitas acham que basta ter um antivírus, quando o maior risco, hoje, está na vulnerabilidade de aplicativo.

TSE descarta ataque hacker e diz que pane foi problema técnico

O Tribunal passou por uma instabilidade de sistemas nesta quinta-feira, 12/11. Nota oficial diz que problema foi causado por uma sobrecarga interna no datdacenter e não por interferência externa, no caso, um ataque cibercriminoso.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G