Clicky

Anatel define se faixa de 6GHz será 100% não licenciada ou terá 500 MHz para as teles

Ana Paula Lobo, Roberta Prescott e Pedro Costa ... 30/07/2020 ... Convergência Digital

A Anatel vai bater o martelo se as faixas de frequência de 5,925 GHz a 7,125 GHz  poderá ser integralmente usada pelas empresas de Internet como espectro não licenciado e voltado para a evolução do Wi-Fi para as versões Wi-Fi 6 e Wi-fi 6E e, mais adiante, até para a oferta 5G não licenciada, o 5G NR-U, o ‘new radio unlicensed', ainda dependente de avanço da tecnologia, ou terá 500 MHz 'reservado', até em função do próprio 5G.

Expectativa é que o tema entre em pauta nas próximas reuniões do Conselho Diretor para que se tenha a perspectiva de ter o Wi-Fi 6 em 6GHz liberado ainda em 2020, contou o superintendente de outorgas e recursos à prestação da Anatel, Vinicius Caram, ao participar nesta quinta-feira, 30/07, do eForum Wi-Fi 6, promovido pelo Convergência Digital e pela Network Eventos.

“Fizemos um benchmarking intenso. A área técnica já subiu proposta para o conselho diretor para a faixa ser não licenciada. Mas a decisão é dos conselheiros”, disse. O executivo da Anatel enfatiza que o Wi-Fi 6 já pode ser usado - e está sendo testado- nas faixas de 2,4 GHz e 5GHz, como as teles estão fazendo o 5G com DSS no 4G - mas lembra que a faixa de 6GHZ, com 1,2 GHz de espectro disponível, dará um outro dimensionamento para as redes sem fio e abre para o Wi-Fi 6E.

Caram lembra que se a faixa de 5,925 GHz a 7,125 GHz for destinada à radiação restrita, a Anatel atua apenas quando e se houver interferência. “Estamos restringindo ao uso indoor e conexão de curta distância sem interferir nos outros serviços na faixa — serviços fixos, fixos por satélite e SARC, em 6,4 GHz, 6,5 GHz e 6,7 GHz”, disse.

Sobre a disputa pelo espectro, o superintendente da Anatel apresentou um tom conciliador. “Estamos tentamos conciliar os interesses de garantir espectro para todo o setor, tanto para radiação restrita como para o IMT (o serviço móvel das teles)”,enfatizou. Assistam a participação de Vinicius Caram no eForum Wi-Fi 6.

Veja abaixo a íntegra do evento.


Internet Móvel 3G 4G
5G permite um respiro à indústria de celulares

Apesar do impacto evidente da Covid-19, o mercado de aparelhos móveis respira com o forte crescimento dos terminais 5G, que devem responder por quase 10% do total a ser produzido em 2020, aponta a IDC. O desafio imediato é fazer o preço desse smartphone 5G ficar cada vez mais próximo dos aparelhos 4G.

Anatel encerra ciclo de TACs em acordo fraco com Algar

Depois de fracassar na troca de multas por investimentos com Oi, Vivo e Claro, agência contabilizou sucesso somente com a TIM e permitiu à Algar cortar mais da metade do acerto inicialmente firmado. 

STF julga inconstitucionais leis de BA e RJ sobre créditos pré pagos e cobrança de serviços

Mais uma vez, Supremo ressaltou que, ainda que importantes ações em defesa dos consumidores, normas estaduais não podem invadir a competência privativa da União de legislar sobre telecomunicações. 

Portabilidade: Claro é a tele com mais adesões. Oi e TIM cedem assinantes

Oi, na fixa, e TIM, na móvel, foram as operadoras que mais cederam assinantes com a possibilidade de troca de empresa mantendo o mesmo número. Já a Claro foi a operadora que mais ganhou clientes nos 12 anos do serviço.

Nova Oi busca eficiência operacional e personalizar ofertas ao cliente

Network analytics tem diversos níveis de maturidade e vai desde a proximidade maior com a infraestrutura da rede até análises mais especializadas do serviço, afirma o diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Rede da Oi, Mauro Fukuda.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G