Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Ainda com Windows 7 e demanda de R$ 113 milhões, governo prepara compra de sistema operacional

Luís Osvaldo Grossmann* ... 28/10/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia abriu consulta pública, com prazo até 13 de novembro, para  avaliar uma possível contratação de licenças de uso de softwares relacionados a sistemas operacionais, com direito de atualização e suporte, compatível com as necessidades e demandas dos órgãos da Administração Pública. Os interessados deverão encaminhar dúvidas e sugestões para o e-mail central.tecnologia@economia.gov.br.

Conforme aponta o levantamento que subsidia a contratação unificada, além de uma demanda para sistemas operacionais de R$ 113,5 milhões a partir do que foi indicado nos Planos Anuais de Contratação para 2020, há a constatação de que boa parte do setor público estacionou no Windows 7, versão que deixou de receber suporte da fabricante desde janeiro deste ano:  

“Relatório de Avaliação da Governança e Gestão de Ativos de TIC elaborado pela Controladoria Geral da União, endereçado ao Ministério da Economia identificou que em um universo de 141 órgãos mais da metade afirmou em pesquisa que utiliza o sistema operacional Windows 7, cujo fabricante encerrou o suporte e o fornecimento de atualizações de segurança em 14/01/2020.”

Além de apontar para o resultado numérico, a consulta pública destaca que a CGU recomenda a atualização por segurança. “Conforme o referido órgão de controle interno, tal situação implica em riscos e brechas de segurança da informação associados à descontinuidade do suporte de atualização do Windows 7”. 

“Queremos coletar contribuições e esclarecer eventuais dúvidas, tanto do setor privado, quanto dos órgãos e entidades públicas interessadas em participar de um possível certame”, explica o secretário de Gestão, Cristiano Heckert.

As soluções que fazem parte do Termo de Referência são: Windows Enterprise E3; Windows Server 2019 Standard; Windows Server 2019 Datacenter; Red Hat Enterprise Linux for Virtual Datacenters (Standard e Premium); Red Hat Enterprise Linux Server com Smart Management (Premium, Physical or Virtual Nodes); SUSE Linux Enterprise Server, x86 & x86-64, 1-2 Sockets with Unlimited Virtual Machines (Standard Subscription); SUSE Linux Enterprise Server, x86 & x86-64, 1-2 Sockets (Unlimited Virtual Machines, Priority Subscription); SUSE Manager Server, x86-64,  (Unlimited Instances, Priority Subscription); SUSE Linux Enterprise Desktop, x86 & x86-64, 1 Instance (Standard Subscription); Oracle Linux Basic Limited; Oracle Linux Premier Limited; e Oracle Linux Premier.

Compete a cada órgão ou entidade promover o estudo comparativo de soluções, incluindo a análise de custo total de propriedade para cada solução, com vistas avaliar a opção mais adequada em termos quantitativos, ou seja, custos totais, e qualitativos.

A contratação deve se dar no modelo de Ata de Registro de Preços, com assinatura estimada para a 1ª quinzena de fevereiro de 2021 e terão prazo de vigência de 12 meses, a contar da data da sua assinatura, podendo ser renovados por 60 meses.

* Com informações do ME


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Depois do BB, Banrisul é segundo banco a aderir ao login único do governo federal

Adesão viabiliza que os 4 milhões de clientes do banco gaúcho usem o mesmo login e senha que já utilizam na instituição financeira para acessar serviços públicos no portal Gov.br.

PF envolve Ceitec em suspeita de propina um dia depois de TCU receber documentos contra fechamento

Operação investiga superfaturamento em compras por dispensa de licitação. Servidores defendem investigação, mas apontam coincidência com denúncias de irregularidades na desestatização. 

Estratégia 2020-2031 busca direcionar Brasil para economia baseada em dados

Decreto 10.531/20, com “visão de longo prazo” para orientar agentes governamentais prevê fomento a big data, analytics e inteligência artificial. 

Por dados, OCDE recomenda cautela na privatização de Serpro e Dataprev

Ao analisar os projetos brasileiros de transformação digital, entidade aponta que “o Governo Federal deveria dedicar uma atenção maior à avaliação dos impactos à proteção de dados decorrentes da privatização”.

Assespro: Marco Legal de Startups possui falhas graves

Em documento enviado à Comissão Especial do Marco Legal de Startups, entidade lembra que a legislação não resolve, por exemplo, a questão da falta de garantias de recibmento para a venda ao governo. "Governo demora a pagar os serviços contratados e muitas startups podem entrar em falência".



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G