TIM tem sinal verde para disputar Oi Móvel

Ana Paula Lobo* ... 15/07/2020 ... Convergência Digital

Com um preço base estipulado em US$ 15 bilhões pela Oi, a unidade móvel da tele, em recuperação judicial, promete ter uma boa disputa, quando puder ser vendida.

Nesta quarta-feira, 15/07, o conselho de administração da Telecom Italia, controlador da TIM Brasil, aprovou o plano de aquisição dos ativos móveis da Oi. O CEO da operadora italiana, Luigi Gubitosi, recebeu carta branca para, através da subsidiária brasileira, apresentar uma proposta vinculante de aquisição e aprovar os termos finais do contrato.

Não se sabe, porém, se essa autorização é para uma proposta isolada da TIM ou se está mantido o acerto fechado com a Telefónica/Vivo, para uma proposta conjunta. A Claro também reiterou, em teleconferência de resultados da sua controladora América Móvil, o seu interesse na Oi Móvel.Outra interessada seria a Algar, por meio de um  fundo de investimento.

Mas a venda da unidade passa pela aprovação do aditamento do plano de recuperação judicial da Oi. Uma assembleia de credores, ainda a ser marcada, mas rumores dão conta que ela aconteceria em agosto. Além da Oi Móvel, a Oi venderia também uma unidade de infraestrutura de fibra - na qual as rivais estão descartadas e impossibilitadas de participar por determinação da própria Oi - data centers e torres.

Em maio, durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre, a TIM confirmou que começou o due dilligence com a Vivo para a possível compra da Oi Móvel. Segundo o presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola, foi dado acesso aos dados para fazer a investigação das oportunidades e dos riscos. "A Oi colaborou e estamos avaliando todos os dados", declarou o executivo.



Internet Móvel 3G 4G
TikTok e WeChat decidem enfrentar o governo de Donald Trump

Empresas afirmam que vão usar todos os recursos disponíveis para garantir o Estado de Direito. O governo Trump proibiu o uso dos aplicativos chineses. Medida entra em vigor em 45 dias.

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G