Clicky

INTERNET

Silvio Meira: Fake News não vai acabar tão cedo no Brasil e no mundo

Ana Paula Lobo e Luís Osvaldo Grossmann ... 05/06/2020 ... Convergência Digital

Usar desinformação para prejudicar os adversários tem mais de 2 mil anos e não dá sinais de que vai terminar tão cedo. Como apontou o cientista, professor e empreendedor Silvio Meira, no Convergência Digital Em Pauta desta sexta, 5/6, algo mais próximo de uma superação social do que propriamente de uma solução. 

“Não acho que vai desaparecer. Fake news não desaparece. Vai ter uma quantidade muito grande, durante muito tempo. Mas tem uma solução parcial. Quando a gente olha a geração Z, a geração que nasceu na internet, em 2027 eles vão ser 2,3 bilhões de pessoas. Vão ser aproximadamente igual a soma de todo mundo que tá vivo e nasceu antes. Significa que o mundo será muito mais digital e essas pessoas nasceram sabendo o que é a internet. E hoje elas espalham sete vezes menos fake news que os mais velhos, do que as pessoas com mais de 65 anos de idade.”

Fora isso, só mesmo cultura. “São grupos específicos de pessoas que querem se convencer de alguma coisa e começam a propalar como se fosse verdade, apesar de saberem que não é, combinado com o analfabetismo digital. As pessoas que espalham fake news normalmente não entendem que certas fontes de informação não são tão confiáveis quanto outras e não têm mecanismos de verificação à sua disposição cognitiva para testar se aquele informação é válida ou não. Aí um paper publicado no Lancet é a mesma coisa que a tese de um amigo no Whatsapp. Fica difícil competir.”

Aqui, o link para a entrevista completa: https://youtu.be/wa40su954ww

Assista a participação de Silvio Meira ao falar sobre as Fake News.


Canadá não quer esperar acordo global e vai cobrar imposto da internet em 2022

Em anúncio ao Parlamento, Departamento das Finanças do país indicou que novo tributo entra em vigor em janeiro de 2022 e pode arrecadar o equivalente a R$ 14 bilhões em cinco anos. 

Proliferação de serviços streaming faz crescer o “consumidor bumerangue”

Segundo a Kantar Ibope Media, no lugar de assinar simultaneamente as várias opções, se torna mais comum a troca constante de serviços. 

TSE desmente notícias e descarta cobrança de multa por justificativa no e-Título

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que não procede a informação de que o órgão estaria cobrando indevidamente multa dos eleitores que fizeram sua justificativa via aplicativo e-Título, no último dia 15 de novembro, data do primeiro turno.

Facebook exclui 140 mil postagens com desinformação sobre eleições

Publicações desestimulavam voto ou continham informações erradas. Rede social também informa que rejeitou 250 mil anúncios que não deixavam claro se tratarem de propaganda política. 

WhatsApp bane mais de mil contas após denúncias recebidas em canal do TSE

Plataforma conjunta com o TSE recebeu 4759 denúncias de 27 de setembro a 15 de novembro.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G