Convergência Digital - Home

Storage é o 'coração' da convivência entre o mainframe e a nuvem

Convergência Digital
Por Roberta Prescott* - 07/10/2019

O anúncio do sistema z15 com o DS8900, ambos feitos pela IBM na quinta-feira 03/10, endereçou uma demanda dos clientes por mais flexibilidade para trabalharem conjuntamente com a nuvem e mainframe, explicou Juliana Coimbra, líder de soluções de armazenamento de dados da IBM Brasil, em entrevista em vídeo à CDTV, do portal Convergência Digital.
 
"Nós disponibilizamos, tanto do lado do mainframe como no lado do storage, uma série de funcionalidades que permitem extrair o melhor da nuvem com a integração das missões críticas", disse. Neste cenário, as soluções de armazenamento, storage, funcionam como "o coração" de todo o processo, porque os dados são os ativos mais importantes das empresas, assinalou Juliana Coimbra.

Segundo a especialista, o papel do armazenamento em multicloud é oferecer alternativas para a movimentação dos dados entre as plataformas, com criptografia e respeitando a privacidade dos dados. Juliana Coimbra reforça duas prioridades: privacidade e resiliência.

"Do lado de storage, temos a encriptação de dados at rest, quando os dados estão gravados no storage, ou in-flight. Temos também uma capacidade chamada safeguard copy que é o uso de cópias instantâneas, ou seja, crio cópias instantâneas e elas não podem ser modificadas e nem deletadas. Isto evita erros de usuários que podem afetar dados ou uma invasão maliciosa", explicou a executiva da IBM Brasil. Confira a íntegra da entrevista:


Destaques
Destaques

IDC: mercado de nuvem pública vai chegar a R$ 15 bilhões em 2020

Mercado de TI brasileiro vai crescer 5,8% impulsioando pelos negócios de clóud computing e pela aceleração do mercado de software. Nuvem privada tem a preferência das grandes empresas e fica com até 25% do orçamento destinado à TI.

BRK Ambiental, CTG Brasil e Via Varejo aderem à nuvem na jornada digital

Empresas implementaram a plataforma SAP S/4HANA para sustentar a estrastégia digital. Os negócios de cloud tiveram forte impacto na receita da SAP Brasil.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Desafios às empresas: Contêineres, Orquestração e Microsserviços

Por Lenildo Morais*

Com o padrão “multi-edge edge computing”, o tráfego e os serviços de TI mudam de uma nuvem centralizada para micro-nuvens espalhadas o mais próximo possível dos usuários. As operadoras terão que oferecer serviços sob demanda, e mesmo em tempo real, para atender a todos os tipos de aplicativos.

Você já pensou no impacto que os seus dados geram no planeta?

Por Gustavo Loiola*

Hoje, são milhares de data centers espalhados pelo Planeta. É engraçado pensar nisso quando hoje falamos da tal da “nuvem" que armazena os nossos dados. Tiramos uma foto? Vai para a nuvem. Postamos no Instagram? Vai para a nuvem. Netflix, Spotify, Deezer? O streaming também está na nuvem.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site