INTERNET

Internet brasileira registra pico de 8,32 TB/s

Por Roberta Prescott ... 10/12/2019 ... Convergência Digital

A Internet brasileira atingiu um pico de 8,32 terabit por segundo (Tb/s), revelou Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, no IX Forum 13, realizado na 9ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, que acontece em São Paulo.  Segundo ele, esse pico foi possível pela cooperação entre os atores que fazem a Internet acontecer no País.

“Quando preparamos o evento estávamos em 7 Tb/s e hoje estamos ultrapassando os 8 terabits por segundo, com São Paulo atingindo mais que 6 terabits por segundo. Tudo isto ocorre graças à cooperação de todos, que é importante neste nosso ambiente. O peering entre as empresas leva a internet à frente”, afirmou.

Kashiwakura destacou também o aumento na quantidade de provedores e no tráfego de dados, a colaboração de associações, tais como a Abranet, no programa por uma internet mais segura e a necessidade de migrar para IPv6. “Obrigatoriedade de você dar a porta no caso do tráfego IPv4 é um alerta para todos para acelerar a implantação de IPv6. Já temos mais de 30% do tráfego brasileiro que ocorre em IPv6 e é importante acelerar a adoção para não necessitar ficar logando porta junto com IP”, alertou. 

Em sua apresentação, Julio Sirota, gerente de infraestrutura do NIC.br, ressaltou que o pico de tráfego é um fato importante. “Mostra que o trabalho está avançando e que cada vez mais estamos contribuindo para a internet brasileira”, pontuou. Ele apontou que, hoje os participantes conectados ao IX em SP somam uma capacidade de 26 Tb/s de tráfego e no Rio de Janeiro, de 6 Tb/s, o que dá uma noção de recursos disponíveis. Em termos de transporte ótico, em SP, no quarto trimestre de 2019 era de 25 Tb/s e no primeiro semestre de 2020 a expectativa é de chegar a 32 Tb/s. 

A Alocação de Números de Sistema Autônomo (ASN) no Brasil chegou a 7.452, um aumento de 940 ASN em 2019 na comparação com 2018. Contudo a conexão ao IX.br não cresceu na mesma proporção. São 3.570 ASN conectados, 322 a mais que no ano passado.  


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

No Brasil, 47% indicam comprar mais pela internet após Covid-19

Pesquisa da Salesforce também indica que os brasileiros são quase duas vezes mais propensos a fazer compras por meio de redes sociais que em outros países.

Ministério Público defende rastreamento de mensagens no PL das Fake News

Para a Câmara Criminal do Ministério Público Federal, a previsão deve ser mantida porque "mostra-se útil para a investigação de diversos ilícitos". 

Fake News: Sai versão em português de chatbot gratuito de verificação para o WhatsApp

Pelo chatbot da International Fact-Checking Network, usuários do OTT podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como "falsas", "parcialmente falsas", "enganosas" ou "sem evidência" por verificadores profissionais.

Comércio pela internet dispara e movimenta 12% das vendas no Brasil

Segundo pesquisa da Camara-e.net e da Compre & Confie, vendas em junho foram 110% superiores há um ano. Alta no semestre beira os 60%. 

Slack acusa Microsoft de impor o Teams vinculado ao Office

OTT alega que a empresa norte-americana está vinculando o Teams ao Office para forçar a aceitação do produto, que disputa espaço com o Slack e com o Zoom nessa era de pandemia.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G