A transformação digital acontece em etapas, e o conceito de nação digital é o último estágio dessa jornada, observou o diretor de Comunicação e Relações com o Governo da Huawei Brasil, Juelinton Silveira.
Em entrevista à CDTV, durante o Futurecom 2019, que aconteceu de 28 a 31 de outubro, em São Paulo, o executivo admitiu que o conceito de nação digital é bastante novo e engloba o uso e a análise dos dados para retroalimentar os produtos, os processos e tudo o que acontece dentro de uma empresa, de uma nação ou de uma cidade para criar produtos inovadores e melhorar processos.
"Ainda estamos no estágio da infraestrutura e da conectividade para depois conectar todas as coisas e tratar os dados", disse. Na entrevista, Juelinton Silveira explicou o que as companhias precisam fazer para passar pelo processo da transformação digital.
Também comentou como o 5G vai impactar as empresas e promover novos modelos de negócio. "É um momento de transformação digital e também de transformação dos modelos de negócio atuais, olhando para o negócio e entendendo como ele se encaixará", disse. Confira a entrevista na íntegra.
"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.
"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben.
É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.
"Há milhares de aplicações positivas na Internet. O segredo é educar e conscientizar", sustenta o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima.
Em sua 15ª edição, o Dia Internacional de Segurança em Informática, promovido pela RNP, discutiu como a prevenção é fundamental em tempos de crianças e adolescentes hiperconectados.
País é o 25º em 32 países analisados em estudo produzido pela Microsoft. Por aqui, 41% acham que ataques e desinformações cresceram com a pandemia, enquanto 26% apontam que atitudes melhoraram.