SEGURANÇA

Microsoft deixa 37% dos PCs no Brasil sem suporte e recusa comentar

Convergência Digital ... 14/01/2020 ... Convergência Digital

A Microsoft descarta tratar ou comentar o impacto da medida que começa nesta terça-feira, 14/1, dia de encerramento do suporte ao Windows 7 e a consequente vulnerabilidade de 37% dos computadores no Brasil, segundo levantamento da empresa de segurança Kaspersky, que ainda utilizam esse sistema operacional, ou algo em torno de 66 milhões de PCs em uso.

Procurada pelo Convergência Digital, a Microsoft informa que “não informa dados locais” e apenas orienta os usuários a comprarem a versão mais recente do sistema, o Windows 10 e migrarem para o serviço Office 365, uma vez que o fim do suporte ao Office 10 também virá em breve. 

O Windows 7 foi lançado há 10 anos e se tornou muito popular, tanto que está em mais de 10% dos PCs no mundo - enquanto o Windows 10, o seu sucessor não chega a representar nem 5% da base global. A dor de cabeça da Microsoft pode ser grande.

A rival Google já disse que dará suporte ao Windows 7 até meados de 2021. E pior: o legado do WannaCry, pior ransomware da história ao afetar mais de 200 mil PCs no mundo, a maior parte corporativos, a partir de uma vulnerabilidade do Windows. A Microsoft foi obrigada a fazer patches públicos para dar segurança ao Windows XP, também descontinuado pela companhia, mas utilizado em muitos PCs.

Dados da empresa de segurança digital Kaspersky indicam que cerca de 30% dos usuários da América Latina ainda utilizam o Windows 7, com o Brasil na liderança desse ranking, com 37% dos PCs ainda com esse sistema operacional. 

Na média mundial, o Windows 7 segue muito popular, rodando em 41% dos computadores, segundo o mesmo levantamento. Na AL, os percentuais também são significativos, como na Argentina (35%), Colômbia (33%), Peru (29%) e México (28%). Vale lembrar que somente quatro anos após seu lançamento o Windows 10 alcançou a mesma participação de mercado da versão mais antiga, agora sem suporte. 


Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G