GESTÃO

Defensoria Pública da Bahia troca You Tube por ferramenta de colaboração

Ana Paula Lobo ... 18/12/2017 ... Convergência Digital

A Bahia é um Estado com 417 municípios onde a distância entre as unidades, por muitas vezes, é muito grande, o que dificulta as reuniões presenciais. O simples deslocamento de um defensor comprometia pelo menos três dias da semana. Desta forma, as ferramentas colaborativas da Polycom aperfeiçoaram muito os processos judiciais.

Foram adquiridos oito terminais de videoconferência para as unidades: dois para Salvador e seis distribuídos pelo interior (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Juazeiro). Além disso, as soluções de vídeo por nuvem podem conectar 29 unidades em todo o Estado.

A princípio, a demanda surgiu para transmissão das reuniões do Conselho Superior da Defensoria Pública, que era feita via YouTube. "Isso nos atendeu até certo momento, mas a direção foi solicitando outros recursos. Além disso, havia a questão da segurança dos dados das gravações. Por isso, partimos para a Polycom. Conseguimos um ganho expressivo de qualidade e recursos, além de muito mais segurança com dados criptografados", afirma Thales Almeida, coordenador de modernização e informática da Defensoria Pública da Bahia.

Após a adoção da tecnologia no início de 2016, houve uma mudança cultural interna muito rápida. Só nos dois primeiros meses foram feitas mais de 200 sessões de videoconferência. "Hoje é possível que a unidade de Salvador converse com a de Ilhéus, que fica à 500 km de distância, em tempo real. Isso acabou com a necessidade de deslocamento para reuniões. Os próprios subcoordenadores de Ilhéus e Feira de Santana fazem reuniões entre as equipes da mesma área como se a distância de 600 km entre as cidades não existisse", diz Almeida.

Em menos de um ano de aplicação, as soluções de vídeo colaboração proporcionaram uma economia estimada de R$ 600 mil entre passagens, combustível e diárias de hotel, isso sem mencionar o ganho de tempo que cada profissional teve com a redução drástica nos deslocamentos pelo estado. Outro ponto muito importante foi a celeridade adquirida nos processos e reuniões.

Encontros presenciais que aconteciam esporadicamente devido a necessidade de viagens, agora são realizadas regularmente e sem grandes custos ou desperdício de tempo dos servidores. Atualmente a Defensoria da Bahia conta com cerca de 1.500 funcionários entre servidores, defensores e estagiários. Todos se beneficiam de alguma forma da adoção das tecnologias de vídeo.

Outros Benefícios

A Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP) também conta com um equipamento para a transmissão dos cursos realizados na instituição. Hoje a formação de todos os estagiários, seja da capital ou do interior, é realizada através da solução de videoconferência. Além disso, o equipamento instalado na sala do conselho superior transmite e grava todas as reuniões e apresentações realizadas. Desta forma, tudo é disponibilizado através de um link seguro para todos os funcionários da instituição, gerando transparência e garantindo a participação de todos.

"Hoje, os setores que mais utilizam a videoconferência são o Conselho Superior, a Escola Superior da Defensoria Pública e o Fundo de Assistência Jurídica, além de alguns órgãos sociais", ressalta Almeida. Segundo Anderson Silva, executivo de negócios da Pleimec, "ocorreu tudo tranquilamente. Todos os envolvidos no projeto tiveram grande disponibilidade, o que garantiu uma parceria muito forte, proporcionando uma entrega rápida e satisfatória". Em menos de 60 dias tudo estava funcionando.

Soluções utilizadas

Polycom® RealPresence® Collaboration Server (RMX®) 1500, Polycom® RealPresence® Resource Manager, Polycom® RealPresence® Distributed Media Application™ (DMA®) 7000, Polycom® RealPresence® Access Director™, Polycom® RealPresence® Media Suite, Polycom® RealPresence® Web Suite, Polycom® RealPresence® Group 500 e Polycom® RealPresence® Group 310 (7) .


Carreira
Accenture abre mais de 550 vagas em TI

Vagas são para home office e consultoria busca profissionais com conhecimento em Cloud, Java, APIs & Microsserviços, Node.js, Angular, React, Reactive Native, iOS, Android, Arquiteto Cloud ou DevOp.

Órgãos públicos estão obrigados a fazer relatórios trimestrais de transformação digital

Monitoramento será acompanhado pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República. Norma também aprova 23 planos de transformação digital dos órgãos do governo federal que estão em execução.

Teletrabalho: Brasil somou 8,7 milhões de trabalhadores em home office em junho

Estudo do IPEA mostra que o índice da adesão ao home office no serviço público é mais de três vezes a proporção do setor privado. Em junho, 24,7% dos trabalhadores do setor público exerciam atividade remota, mas, no setor privado, eram apenas 8%.

TCU dispensa papel e adota protocolo 100% digital

Documentos a serem protocolados junto ao Tribunal de Contas da união, para qualquer finaldiade, agora devem ser encaminhados, exclusivamente, por meio dos serviços via internet. 

Trabalho remoto reduziu R$ 466 milhões em despesas de custeio do governo

Levantamento divulgado nesta segunda, 3/8, pelo Ministério da Economia, lista deslocamentos e viagens, além dos serviços de energia elétrica e comunicação como principais cortes com a pandemia de Covid-19.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G