INTERNET

Google testa no Brasil e Alemanha plataforma de remuneração para notícias

Convergência Digital* ... 01/10/2020 ... Convergência Digital

O Google promete investir US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões), em jornalismo nos próximos três anos, por meio de parcerias com veículos de imprensa que vão alimentar um novo produto lançado primeiro pela companhia no Brasil e na Alemanha nesta quinta-feira, 1º/10.

O presidente-executivo da Alphabet, controladora do Google, Sundar Pichai, afirmou que o novo produto chama-se Google News Showcase. No Brasil, o produto foi chamado de “Destaques”.

No Brasil, as parcerias acertas pelo Google envolvem veículos de imprensa como Folha de S.Paulo, Band, Estadão, UOL e Joven Pan. Na Alemanha, a empresa fez alianças com Der Spiegel, Stern e Die Zeit.

Cerca de 200 veículos de mídia na Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá e Reino Unido vão participar do novo produto.

“Este compromisso financeiro, nosso maior até agora, vai pagar veículos de mídia para criarem e promoverem curadoria para conteúdo de alta qualidade para um tipo diferente de experiência online de notícias”, disse Pichai em comunicado.

“Esta abordagem é diferente de nossos outros produtos de notícias porque depende das escolhas individuais dos editores sobre quais histórias serão mostradas aos leitores e como elas serão apresentadas”, disse Pichai.

O Conselho Europeu de Editores (EPC), cujos membros incluem News UK, the Guardian, Pearson, New York Times e Schibsted, criticou o projeto.

“Ao lançar este produto, eles (Google) poderão ditar os termos e condições, contornar legislação desenvolvida para criar condições para uma negociação justa, enquanto afirmam que estão ajudando a financiar a produção do jornalismo”, disse a diretora-executiva do EPC, Angela Mills Wade.

* Com informações da Reuters


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Rádio pela internet e streaming de áudio crescem durante pandemia

Segundo a pesquisa Inside Radio 2020, realizada pela Kantar Ibope Media, 9% dos entrevistados ouvem rádio online e 16% acessam o meio quando estão navegando na internet. 

CNJ aprova norma que prevê digitalização total dos atos processuais

Ainda facultativo, o chamado “Juízo 100% Digital” prevê que todos os atos processuais serão realizados exclusivamente por meio eletrônico e remoto.

Google testa no Brasil e Alemanha plataforma de remuneração para notícias

Empresa promete investir US$ 1 bilhão nos próximos três anos em parcerias com a mídia em produto lançado nesta quinta, 1º/10.

Com covid-19, conectividade vira item essencial nas corporações

Digitalização obrigou as empresas a repensarem suas estratégias de conectividade, revela pesquisa com 2000 executivos no Brasil.

Em acordo com TSE, WhatsApp cria chatbot e canal de denúncias para Fake News

Robô vai responder questões relacionadas ao processo eleitoral e ainda esclarecer temas alvo de desinformação. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G