Clicky

NEGÓCIOS

ABES: desoneração da folha é vital para manter empregos em software e serviços

Ana Paula Lobo ... 30/09/2020 ... Convergência Digital

A desoneração da folha - que foi prorrogada até o final de 2021, mas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro, e está à espera de votação no Congresso Nacional para a possível derrubada desse veto - é vital para manter os empregos das áreas de software e serviços de TI, observou o vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABES, Jorge Sukarie, ao abrir o terceiro e último dia da ABES Conference 2020, nesta quarta-feira, 30/09. Sukarie lembrou que a ABES está completando 34 anos e, como todo setor produtivo, passa por uma renovação a partir da transformação digital.

"A guinada digital permitirá que diversos setores da economia tenham uma retomada mais pujante. Nós mesmos, apesar da covid-19 e da crise econômica, temos uma previsão de crescer 4% em 2020. Em 2019, o crescimento foi de 10,5% e a projeção é de voltar a crescer dois dígitos em 2021, se a desoneração da folha for mantida. Sem ela, teremos perda de postos e de produtividade", observou Sukarie. O executivo enumerou ainda a preocupação com a Reforma Tributária encaminhada pelo governo - que aumenta a tributação em serviços e afeta o setor de software. "Estamos mobilizados", disse.

Segundo estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2020, feito pela ABES/IDC, o mercado brasileiro de software e serviços cresceu o dobro da média mundial, com um giro de R$ 44,3 bilhões, ou R$ 161,7 bilhões no câmbio de então, na época já com desvalorização de 10% sobre 2018. Mas foi afetado pelo câmbio, que fez o Brasil perder posições no ranking mundial. O país foi superado pela Austrália e caiu para a 10ª posição no ranking mundial de TI, e desceu dois degraus, para a 11ª posição, ultrapassado por Holanda e Itália, em software e serviços.


Cloud Computing
Aplicativo brasileiro é certificado e passa a ser vendido na SAP Store

Aplicativo SAN Mobile, desenvolvido por empresa 100% nacional, otimiza o trabalho dos profissionais de manutenção internos e de campo, que podem realizar suas atividades preditivas de manutenção e inspeção de maneira fácil e remota, mesmo sem conexão de Internet para acesso ao SAP.

Empresas de Internet lideraram fusões e aquisições em TIC no Brasil

Tecnologia da Informação veio em segundo lugar, de acordo com o estudo da KPMG. Segundo a consultoria, foram realizadas 1.117 fusões e aquisições no Brasil em 2020. A presença dos fundos de Venture Capital foram relevantes para os novos negócios.

No melhor momento em 30 anos, indústria de semicondutores quer Padis até 2029

Fábricas no Brasil tocam a transição para os modelos SSD e respondem ao aumento na demanda das memórias, mas temem o fim dos incentivos em 2022. 

Open Banking: Fase inicial não prevê compartilhamento de dados de correntistas

A partir desta segunda-feira, 01/02, entra em funcionamento no Brasil a primeira fase do Open Banking , cuja regulação será implementada de forma gradual, faseada e evolutiva, até 15 de dezembro de 2021.

Emissão de certificado digital pela internet vai usar bases de dados da CNH e do TSE

Videoconferência, já permitida para as renovações, também poderá ser usada na primeira emissão de certificados digitais. ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, responsável pela ICP-Brasil, vai definir bases públicas para confirmação da biometria. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G