SEGURANÇA

Revolução do 5G exige adaptação cultural para segurança

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/12/2019 ... Convergência Digital

Se com o 4G já são dados os primeiros passos de redes de internet das coisas, com o 5G o salto será ainda maior. Uma infinidade de novos produtos e serviços baseados em sensores, câmeras e até carros autônomos trará consigo mais preocupações com segurança. 

“O 5G vem revolucionar o mercado, trazer mais velocidade, mais conectividade. E prover também uma nova gama de produtos e soluções de mercado para atender a população. Hoje as pessoas tem poucos dispositivos conectados na internet. Com o 5G, com alta velocidade, serão câmeras, até carros autônomos, uma infinidade de produtos. E a segurança desses dispositivos é a grande preocupação. A cultura da sociedade precisa se adaptar”, afirma Fernando Sampaio Alves, da TIM. 

O papel das operadoras de telecomunicações é ainda mais estratégico. “Os provedores de comunicações provém acesso para várias entidades, inclusive governo. E a preocupação com ataques é enorme. Isso significa grandes investimentos, treinamento de pessoas, conscientização interna”, explica Alves, que tratou do tema durante o 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília.  Assista a entrevista com Fernando Sampaio Alves, da TIM Brasil.


Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

Houve duas invasões ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow no final de semana. O ataque teria sido conduzido por um grupo hacker da Arábia Saúdita. Segundo a Globo, 'invasores se limitaram a enviar mensagens para toda a base'.

Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Em tempos de home office por conta do coronavírus, o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima, diz que cabe ao usuário redobrar seu cuidado. "Cada um tem de fazer sua parte", afirma.

Cibercrime usa Coronavírus para roubar dados pessoais no WhatsApp

Golpe oferece suposto kit gratuito com máscara e álcool gel - a ser dado pelo Governo Federal - para atrair as pessoas mais nervosas em relação à pandemia.

RNP terá programa para formar profissionais em Segurança Cibernética

O diretor da área na Rede Nacional de Pesquisa, Emilio Nakamura, assegura que a intenção é 'acelerar a formação de novos profissionais não apenas na Academia, mas também na inovação aberta'.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G