Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Algar é primeira contratada do MEC para fornecer internet gratuita para alunos de baixa renda

Convergência Digital ... 30/07/2020 ... Convergência Digital

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa anunciou nesta quinta-feira, 30/7, que a Algar foi a primeira operadora selecionada para fornecer chips aos 906 mil estudantes de baixa renda matriculados em universidades federais ou institutos de educação profissional e tecnológica. No caso, a tele ficará com a parte correspondente aos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

“A empresa Algar Telecom atendeu os requisitos do Termo de Referência publicado pela RNP em 9/7 e é a escolhida para oferecer serviço móvel pessoal os estudantes de baixa renda matriculados em universidades federais e nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em sua área de cobertura”, avisou, em nota. O contrato com a operadora será de 12 meses, podendo ser interrompido a partir do sexto mês sem ônus para a RNP. 

Ainda segundo a RNP, “essa oferta será complementada por uma segunda chamada, nacional, a se realizar nessa semana. O serviço de acesso à internet foi contratado em forma de bônus de dados móveis dentro do plano que cada aluno já possui, na tecnologia preferencialmente de 4G. A qualidade deve atender, no mínimo, aos requisitos dos regulamentos aplicáveis da Anatel, permitindo que as aulas ocorram de forma remota”. 


Carreira
Sercomtel faz PDV para enxugar metade do quadro de funcionários

Colaboradores interessados poderão aderir à proposta até o dia 2 de fevereiro. Atualmente, a empresa tem cerca de 450 funcionários. A operadora foi comprada por R$ 130 milhões pelo fundo Bordeaux, o mesmo que também adquiriu a Copel Telecom.

Governo anuncia lançamento de cabo submarino entre Brasil e Europa

O cabo ligará Fortaleza a Sines, em Portugal, anunciou o ministro das Comunicações, Fabio Faria. A obra será feita pela EllaLink, que promete uma estrutura capaz de proporcionar um tráfego de dados a 72 Terabits por segundo (Tbps) e latência de 60 milissegundos. Serão lançados 6 mil quilômetros de cabos submarinos.

Em um Brasil desigual, governo digital tem de servir para todos

Como destaca o professor Silvio Meira, no Brasil onde a desigualdade aumenta, “a gente vai ter que ser muito competente para desenhar serviços que possam ser usados realmente por todo mundo e não só por quem tem acesso à conectividade".

Treze anos depois, Congresso aprova uso do Fust para inclusão digital

Texto permite uso dos recursos, cerca de R$ 1 bilhão por ano, por serviços no regime privado, como a oferta de banda larga. Mas como ressaltado na votação, como não é impositivo, haverá conflito com a PEC dos Fundos. 

Brasil tem desempenho pífio em ranking global de educação digital em cibersegurança

Levantamento mostra o País em 42º entre 50 pesquisados e avalia nível de conhecimento atual sobre risco cibernético e a relevância das iniciativas para promover educação e treinamento. 

Apenas 16% dos empregados em teletrabalho tiveram Internet paga pelos patrões

Nova pesquisa TIC Covid, do Cetic.br, reforça que a alternativa do home office se deu predominantemente entre os mais ricos e escolarizado. Apenas 20% dos patrões ofereceram aplicações de segurança.

Desigualdade econômica acentua exclusão digital do campo no Brasil

Estudo mostra que na região, 77 milhões de pessoas não tem acesso à internet. No Brasil, que puxa os índices agregados para cima, diferença é gritante entre grandes e pequenas propriedades. Levantamento mostra que 244 milhões de pessoas na AL não têm acesso à Internet.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G