Em painel realizado durante o Congresso Futurecom 2019, que acontece esta semana, em São Paulo, Andrea Mannarino, diretora de Operações de Soluções Digitais da Embratel, detalhou aqueles que considera os principais erros e desafios da jornada de adoção da Inteligência Artificial nas empresas, sejam elas de telecom ou de outras indústrias.
Para a especialista, o maior equívoco talvez esteja no fato de se acreditar que a Inteligência Artificial promoverá uma revolução milagrosa dentro das organizações. "IA é uma jornada que deve começar simples, a partir do entendimento de um processo, como ele pode ser melhorado, quais sistemas podem ser integrados, quem são os stakeholders envolvidos", explicou. Andrea disse que muitas empresas menosprezam aquilo que já existe na organização, e que pode ser ponto de partida para grandes projetos.
No mesmo painel, a Nokia divulgou uma pesquisa sobre IA conduzida junto a 50 grandes empresas de telecomunicações no mundo. A análise revelou a dificuldade em comprovar o valor dos projetos como um dos principais desafios às iniciativas de IA. "O resultado reforça a visão de que é importante começar pequeno, envolver pessoas e comprovar os benefícios", avaliou Andrea.
Ela ainda destacou a questão da mão de obra e e a capacitação de talentos como outros desafios. "As pessoas fazem toda a diferença em um projeto de IA. Mais do que conhecimento técnico, tem que ter traquejo comportamental, conhecer o processo, enxergar o ganho que ele trará", afirmou. "Sempre digo que precisamos criar o problema e entender como podemos resolvê-lo, e as pessoas são essenciais nesse processo", acrescentou.
Em entrevista ao CDTV, Andrea Mannarino falou sobre os desafios da jornada rumo à Inteligência Artificial e a capacitação de pessoas e contou como a Embratel tem trabalhado para preparar profissionais nesse segmento.
A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.
A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.
Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa.
Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento.
Estudo, realizado pela consultoria norte-americana DuckerFrontier, feita a pedido da Microsoft, revela cinco categorias para serem priorizadas no País: governo, serviços públicos e governança; educação, habilidades e capacitação; pesquisa, inovação e desenvolvimento; infraestrutura de tecnologia; e ética, regulamentação e legislação.