Clicky

INTERNET

Redução da qualidade de vídeos ajudou estabilizar internet no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/03/2020 ... Convergência Digital

Os indicadores de tráfego da internet brasileira dão a entender que as medidas anunciadas por vários provedores de conteúdo e redes sociais, como Netflix, Youtube, Globoplay, Facebook e Instagram para redução da qualidade dos vídeos – e com isso, a taxa de transmissão – ajudaram no equilíbrio de uso da banda disponível. 

Segundo números agregados do Ix.br, parte do NIC.br, que gerencia os pontos de troca de tráfego no país, o consumo tem ficado um pouco abaixo dos 11 Tbps. E embora o período de alto consumo tenha se alargado para além das horas noturnas, a demanda geral parece ter chegado a alguma estabilidade – ressalvando-se que se trata somente dos últimos sete dias. 

“Os dados parecem estáveis. E isso provavelmente tem relação com as ações promovidas pelos provedores de conteúdo, sinalizando alguma acomodação. Isso é bom porque dá tempo às redes que porventura tenham percebido alguma dificuldade de tomarem as medidas necessárias”, avalia o diretor de projetos especiais do NIC.br, Milton Kaoru Kashiwakura. 

Ele reafirma que até aqui a infraestrutura brasileira se mostra resiliente às recentes mudanças no padrão de consumo. Os dados mostram que enquanto o período da manhã continua de menor uso, houve maior intensidade durante à tarde – o que é coerente com o aumento do teletrabalho diante da pandemia de coronavírus – mas que o pico no consumo continua ao redor das 21h. 


Revista Abranet 32 . set-nov 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
O ano de 2020 marca os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. PIX, Wi-Fi 6, LGPD, white spaces, numeração para SCM... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Elétricas: é irracional o uso dos postes pelas empresas de Telecom

Resolução do impasse, que se arrasta, é urgente, até por conta da chegada do 5G e pela necessidade da implantação das antenas de pequeno porte, as small cells, afirmam CPFL, Copel e Neoenergia.

LGPD: Passou da hora de as empresas contratarem seus DPOs

A adverência é feita pela advogada especializada em direito digital, Patrícia Peck. "Não basta arrumar a casa para estar protegido. A falta de uma liderença para cuidar da LGPD é um erro grave", pontuou.

ISPs vão massificar o Wi-Fi 6 no Brasil

Diretor da Associação Brasileira de Internet, Evair Galhardo, sustenta que 5G e Wi-Fi 6 são complementares, mas admite que por ser usada em faixa não licenciada, o Wi-Fi 6 vai se multiplicar muito mais rápido no País.

Para PGR, TV paga pela internet não exige cotas nem canais obrigatórios

Em ação de produtores independentes, Augusto Aras sustenta que STF não pode modificar interpretação técnica da Anatel de que a Lei do Seac não se estende à internet. 

NIC.br completa 15 anos com mais de 4,5 milhões de domínios registrados

"Somos um dos maiores registros do mundo e seguimos numa operação muito sólida", comemora Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos pioneiros da Internet no Brasil.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G