UIT abre seleção da consultoria que vai calcular valor do fim das concessões

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/06/2020 ... Convergência Digital

A União Internacional das Telecomunicações abriu nesta terça, 16/6, o processo de seleção da consultoria que vai ajudar a Anatel a calcular o valor da transformação dos contratos de concessão de telefonia fixa, em regime público, em autorizações de serviço, em regime privado. 

Simultaneamente, a agência avisou do movimento no Diário Oficial da União. “A Anatel comunica que a UIT publicou um convite para processo licitatório internacional referente à contratação de ‘Prestação de Serviços de Consultoria de Apoio ao Processo de Adaptação da Modalidade de Outorga de Serviço de Telecomunicações de Concessão para Autorização’, em conformidade com suas regras e procedimentos”. 

Trata-se do “valor econômico” previsto na Lei 13.879/19 como “a diferença entre o valor esperado da exploração do serviço adaptado em regime de autorização e o valor esperado da exploração desse serviço em regime de concessão”. 

No fundo, significa fazer um encontro de contas entre as vantagens e desvantagens com a mudança de regime, o que envolve as obrigações que deixarão de existir e os ganhos projetados com a prestação do serviço. E, claro, quanto valem os bens reversíveis, o patrimônio, especialmente em redes, a ser definitivamente propriedade das empresas. 

Daí que a UIT listou como principais objetivos dessa contratação: a identificação e inventário dos bens reversíveis; a atualização do modelo de custos adotado pela agência reguladora brasileira; e o cálculo do valor econômico da adaptação dos contratos. 

As empresas interessadas em participar do processo têm até 23/7 para apresentar propostas diretamente à UIT e devem acessar o portal da Organização das Nações Unidas na internet, no endereço https://www.ungm.org/Public/Notice/109572


Internet Móvel 3G 4G
TikTok e WeChat decidem enfrentar o governo de Donald Trump

Empresas afirmam que vão usar todos os recursos disponíveis para garantir o Estado de Direito. O governo Trump proibiu o uso dos aplicativos chineses. Medida entra em vigor em 45 dias.

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G