O portal único do governo federal completa um ano nesta sexta-feira, 31/7 com 3,6 mil serviços e 72 milhões de cadastros no Gov.br. do total de serviços, 59% já são oferecidos em formato 100% digital e somam 65 milhões de solicitações nesses 12 meses.
Segundo a secretaria de Governo Digital, desde janeiro de 2019 mais de 830 serviços foram transformados em digitais. A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo. De março a julho, mais de 250 novos serviços puderam ser acessados online, como o Auxílio Emergencial de R$ 600 e a solicitação de seguro desemprego para o empregado doméstico. A meta é digitalizar todos os serviços federais até 2022.
Nas contas do governo, a digitalização dos serviços públicos resulta em uma economia anual d R$ 2 bilhões. Cerca de 149 milhões de horas serão economizadas todos os anos com a transformação digital dos serviços. Até o fim deste ano, as páginas na web dos principais órgãos do Executivo Federal estejam hospedadas no Gov.Br. Atualmente, 50 destes sites já estão no portal único. No total, a meta é unir em um único portal os 1,5 mil existentes.
* Com informações do ME
Com a definição dos novos valores, foi desbloqueado o envio de eventos periódicos no sistema eletrônico de registro das informações trabalhistas.
Solução criada pela RNP faz parte de projeto para criação de um ‘datalake’ educacional, em desenvolvimento pela do Ministério da Educação.
Migração envolveu quase 300 aplicações distintas e distribuídas, conta Edilson Albuquerque, gerente de infraestrutura do Itaú Unibanco. "É como trocar a turbina do avião em pleno voo", adiciona o vice-presidente da Oracle, José Eduardo Ferreira.