Clicky

Convergência Digital - Home

Dataprev põe em consulta contratação de solução de auditoria em nuvem

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 19/05/2020

A Dataprev abriu nesta terça, 19/5, uma consulta pública para identificar possíveis alternativas na “Contratação de Solução de Auditoria Interna como serviço em nuvem”. O objetivo é ajustar as especificações da solução desejada, com base em termo de referência divulgado pela estatal. 

Segundo o termo, a solução de auditoria interna como serviço inclui recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC necessários à implantação e funcionamento, tais como hospedagem da aplicação e armazenamento dos dados, softwares básicos e específicos, logística e tecnologias de proteção de acessos à aplicação e à sua respectiva base de dados, configuração da solução. 

A contratação envolve, ainda, a capacitação de usuários e administradores da solução na Dataprev, implantação e suporte técnico de acordo com os níveis de serviço estabelecidos no Termo de Referência. O contrato é previsto para vigorar por 60 meses.

Haverá prova de conceito para testar a solução. Ela deve ser capaz de realizar o planejamento de auditoria, gerenciar o processo de execução e monitorar, com registros e checklist, elaboração de relatórios, etc. Deverá também possibilitar a integração com bases de dados de origem de sistemas corporativos legados e principais ERPs de mercado, como SAP/Hana, Totvs/Protheus e Oracle a fim de viabilizar a comunicação com módulos de pessoas, financeiro e contábil e a estrutura organizacional, utilizando arquitetura tecnológica a ser definida pela Dataprev.

Além disso, a solução deverá ser acessível através das versões mais atuais dos principais navegadores de mercado como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge, e Apple Safari, todos sempre na versão mais atual. 

E a própria solução deve ser auditável, contendo registros lógicos com gravações de logs e trilhas de auditoria realizadas pelos usuários no sistema, armazenando as informações de, pelo menos, identificação do usuário, data, hora, conteúdo anterior das alterações, durante o período de vigência do contrato;

Toda comunicação e esclarecimentos sobre este processo de Consulta Pública, inclusive o encaminhamento das propostas com as estimativas de preços, deverão ser realizadas pelo e-mail consultapublica.dataprev@dataprev.gov.br. Questionamentos e contribuições serão aceitos até 29/5. A versão revisada do termo de referência é prevista para 10/6. 


Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

Icatu Seguros: mudar atendimento ao cliente para a nuvem foi decisão irreversível

Seguradora contratou a CXone, da NICE, para migrar, em tempo recorde, os seus funcionários para o trabalho remoto. "Tínhamos de não perder a qualidade e a eficiência e adaptar o serviço ao dia a dia das casas dos colaboradores", conta o diretor de Marketing e canais, Rafael Caetano.

Diversidade e Ciência de Dados: um desafio ao Brasil

Mais mulheres precisam ocupar carreiras em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática pelo bem do País, incentiva a embaixadora da Women in Data Science da USP (WiDS @USP), Renata Sousa.

Destaques
Destaques

Nuvem exige plano A, plano B e erra quem não faz recuperação de desastre

A nuvem não é proteção por si só e exige muito planejamento das empresas, afirmam especialistas de segurança da informação. Para o CISO da RNP, Emilio Nakamura, contingência e resiliência são obrigações. "Ser rápido num incidente é o relevante porque não existem sistemas 100% seguros".

Com nuvem à frente, nova força da TI na pandemia começa a refletir nos orçamentos

Segundo a IDC Brasil, se 2020 já viu um aumento de até 25% no dinheiro disponível para TICs nas empresas, 2021 sinaliza um crescimento ainda maior.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como controlar os gastos em nuvem pública?

Por Srinivasa Raghavan*

Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.

O caminho da cibersegurança passa pela nuvem

Por Felipe Canale*

Com organizações cada vez mais distribuídas, manter dispositivos em todos os locais ou usar produtos diferentes para trabalhadores remotos cria inúmeras brechas de segurança, além de custar muito e sobrecarregar os recursos de TI.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site