Convergência Digital - Home

Dataprev põe em consulta contratação de solução de auditoria em nuvem

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 19/05/2020

A Dataprev abriu nesta terça, 19/5, uma consulta pública para identificar possíveis alternativas na “Contratação de Solução de Auditoria Interna como serviço em nuvem”. O objetivo é ajustar as especificações da solução desejada, com base em termo de referência divulgado pela estatal. 

Segundo o termo, a solução de auditoria interna como serviço inclui recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC necessários à implantação e funcionamento, tais como hospedagem da aplicação e armazenamento dos dados, softwares básicos e específicos, logística e tecnologias de proteção de acessos à aplicação e à sua respectiva base de dados, configuração da solução. 

A contratação envolve, ainda, a capacitação de usuários e administradores da solução na Dataprev, implantação e suporte técnico de acordo com os níveis de serviço estabelecidos no Termo de Referência. O contrato é previsto para vigorar por 60 meses.

Haverá prova de conceito para testar a solução. Ela deve ser capaz de realizar o planejamento de auditoria, gerenciar o processo de execução e monitorar, com registros e checklist, elaboração de relatórios, etc. Deverá também possibilitar a integração com bases de dados de origem de sistemas corporativos legados e principais ERPs de mercado, como SAP/Hana, Totvs/Protheus e Oracle a fim de viabilizar a comunicação com módulos de pessoas, financeiro e contábil e a estrutura organizacional, utilizando arquitetura tecnológica a ser definida pela Dataprev.

Além disso, a solução deverá ser acessível através das versões mais atuais dos principais navegadores de mercado como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge, e Apple Safari, todos sempre na versão mais atual. 

E a própria solução deve ser auditável, contendo registros lógicos com gravações de logs e trilhas de auditoria realizadas pelos usuários no sistema, armazenando as informações de, pelo menos, identificação do usuário, data, hora, conteúdo anterior das alterações, durante o período de vigência do contrato;

Toda comunicação e esclarecimentos sobre este processo de Consulta Pública, inclusive o encaminhamento das propostas com as estimativas de preços, deverão ser realizadas pelo e-mail consultapublica.dataprev@dataprev.gov.br. Questionamentos e contribuições serão aceitos até 29/5. A versão revisada do termo de referência é prevista para 10/6. 


Trabalha com dados? Você precisa saber o que é o Lifelong Learning

Buscar o constante aprendizado é uma ferramenta essencial para qualquer profissional. Isso vale ainda mais para quem trabalha em uma área dinâmica e que requer pensamento holístico como o profissional de dados.

Destaques
Destaques

Eneva investe R$ 3 milhões para unir gás à energia com a IA ALINE

Software, que utiliza algoritmos de machine learning, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC/Rio e está sendo testado no Maranhão. Próxima etapa é um projeto de pesquisa com foco na integração da produção do gás onshore com a geração de energia, o que significa usar IA em um projeto 100% conectado.

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site