Clicky

GOVERNO

Governo publica Decreto para acabar com o Ceitec

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/12/2020 ... Convergência Digital

Foi publicado nesta quarta, 16/12, o Decreto presidencial que determina a desestatização do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, na modalidade de dissolução societária. A decisão vem dois dias antes de o Supremo Tribunal Federal começar a julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade 6241, que questiona a desestatização sem autorização do Congresso Nacional no caso de empresas criadas por Lei, como é o caso do próprio Ceitec, citado no processo.

Por aparente ironia, o Decreto 10.578 indica que no processo de liquidação do Ceitec deve ser observado, entre outros, o princípio do “desenvolvimento nacional sustentável e considerada a relevância da manutenção das atividades industriais de microeletrônica no país”.

Depois de desistir de privatizar a estatal do chip, localizada em Porto Alegre-RS, o governo pretende fechar parte da empresa, mas com um plano de transferir as “atividades direcionadas à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor de microeletrônica” para alguma organização social, em processo conhecido por publicização – que é diferente de privatização porque os custos desse ente privado serão cobertos com recursos públicos. 

Como previsto no Decreto, esse processo de publicização será tocado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia  e Inovações, no sentido de “divulgação das regras para seleção e qualificação de entidade privada sem fins lucrativos como organização social, destinada a absorver as atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação no setor de microeletrônica desenvolvidas pelo Ceitec”. 

Parte das críticas sobre a dissolução do Ceitec reside por aí, uma vez que o governo federal terá que manter pelo menos metade dos R$ 60 milhões anuais que atualmente injeta na estatal, mas agora para a organização social a ser escolhida. Segundo a associação de colaboradores do Ceitec, a partir de dados do próprio governo, a empresa vem reduzindo custos e aumentando receitas e prevê operar no ‘azul’ em mais quatro anos – com recursos semelhantes aos que serão empregados para “desligar” a fábrica. 


Senado define presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia e de Infraestrutura

Rodrigo Cunha (PSDB-AL) vai comandar a CCT, com a ex-presidente Daniella Ribeiro (PP-PB) buscando a vice. Na CI foi eleito Dário Berger (MDB-SC).

Governo abre intenção de registro de preços para compra de sistemas operacionais

Órgãos têm até o dia 1º de março para manifestar interesse. A licitação será composta por 30 itens, entre eles Windows, SUSE, Red Hat, e tem potencial, de acordo com o governo, para trazer economia de R$ 17,2 milhões aos cofres públicos.

Com Minas Gerais, já são 12 estados no login único do Gov.br para acesso a serviços online

Segundo o Ministério da Economia, 74 municípios e as 27 juntas comerciais também aderiram ao sistema de identificação federal. 

ANPD busca estrutura e pessoal para se tornar independente

Planejamento estratégico da Autoridade foca em preparar a fiscalização, um sistema de recebimento de incidentes e reclamações e na definição de uma estrutura definitiva em dois anos, como prevê a LGPD. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G