INOVAÇÃO

Inovação, mesmo antes da Covid-19, sai do centro da prioridade na América Latina

Convergência Digital ... 20/08/2020 ... Convergência Digital

O compromisso das empresas com inovação registrou queda em 2020. Essa é uma das principais conclusões do Most Innovative Companies 2020, relatório anual lançado recentemente pelo Boston Consulting Group (BCG). Em âmbito global, caiu para 66% o percentual de executivos que veem a inovação como uma das três prioridades de negócios - esse índice era de 82% no ano passado. Na América Latina, a queda foi ainda maior. Em 2020, 55% dos executivos veem a inovação como uma prioridade contra 87% em 2019.

Com a participação de mais de 2.500 executivos de mil empresas, a edição de 2020 da pesquisa foi realizada antes do surto de covid-19. Heitor Carrera, Managing Director e Senior Partner do BCG, alerta que a capacidade de inovação em épocas de crise é altamente relevante. "Em cenários desafiadores como esse, os líderes em inovação têm melhores condições de se adaptar a padrões de oferta, demanda, comportamento do consumidor e formas de fazer negócios em um ambiente de rápida mudança."

A pesquisa também aponta que apenas 45% dos executivos entrevistados são "inovadores comprometidos", ou seja, de fato apoiam os investimentos em inovação. Os "inovadores céticos" (30% do total) não veem a inovação como uma prioridade estratégica ou como uma categoria relevante para investimentos. Segundo Heitor, os resultados do relatório mostram que os inovadores comprometidos saem na frente.

"Quase 60% dos entrevistados relatam gerar uma proporção crescente de vendas de produtos e serviços lançados nos últimos três anos, em comparação a apenas 30% dos céticos. A maior proporção de inovadores comprometidos está nos setores financeiro e farmacêutico (ambos 56%) - e a menor em bens industriais (37%) e atacado e varejo (32%)", afirma Carrera.

O relatório também traz um ranking das empresas mais reconhecidas pelo seu compromisso com a inovação: a Apple, terceira colocada em 2019, foi considerada a empresa mais inovadora de 2020. A Alphabet, conglomerado de empresas que foram pertencentes ou são vinculadas ao Google, primeiro lugar no ano passado, caiu para a 2ª colocação este ano. A Amazon ficou na terceira posição, enquanto a Microsoft e Samsung mantiveram o quarto e quinto lugares, respectivamente. O estudo Most Innovative Companies 2020 pode ser acessado por meio deste link .


Cloud Computing
Por dados sensíveis, CADE ativa sala segura que custou quase R$ 4 milhões

Órgão antitruste diz que com a vigência da LGPD, a sala segura se torna ainda mais relevante para a guarda e armazenamento de informações sensíveis. A responsável pelo serviço é a ACECO TI, controlada pela Green4F no período de 20 de dezembro de 2019 a 20 de dezembro de 2020.


Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.

Waze: força das comunidades e dos 50 mil voluntários fazem a diferença

A colaboração é o segredo do sucesso do Waze e estabelecer canal ativo com os clientes é missão, contou a Global Group Manager, Hila Roth.

Inovar é deixar de olhar para o próprio umbigo

Marcelo Salim, da IBM, Percival Jatobá, da Visa e Ana Leão, da Isobar, assumem que o consumidor é quem está selando o destino das marcas e com voz mais ativa.

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

O momento exige resiliência e perseverança, mas a crise acelerou uma jornada e colocou, de vez, o consumidor como o centro dos negócios, afirmou Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin.

Empresas estão comprando tecnologia, mas não fazem a transformação digital

Sem entender o consumidor, a transformação digital simplesmente não vai acontecer, atestaram Sílvio Meira, cientista-chefe na The Digital Strategy Company; Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, e Agenor Leão, vice-presidente de plataformas de negócios da Natura para América Latina.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G