SEGURANÇA

TCU quer saber como está a segurança cibernética dos órgãos federais

Convergência Digital ... 26/03/2020 ... Convergência Digital

O Tribunal de Contas da União começou a fazer um levantamento para conhecer a estrutura de governança e gestão de segurança da informação (SegInfo) e de segurança cibernética (SegCiber) da Administração Pública Federal (APF), incluindo legislação, políticas e normativos, atores, atuação e responsabilidades.

O Decreto 9.637/2018, que instituiu a Política Nacional de Segurança da Informação, determina que compete aos órgãos e entidades da APF "instituir e implementar Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais [Etir], que comporá a rede de equipes formada pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, coordenada pelo Centro de Tratamento de Incidentes de Redes do Governo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República [CTIR Gov]".

A equipe de fiscalização realizará uma pesquisa com as Etir, sob coordenação do CTIR Gov, com objetivo de avaliar a capacidade de resposta dos órgãos públicos a incidentes de segurança da informação e a ataques cibernéticos. Os responsáveis pelas Etir receberão um e-mail contendo o link para responder a pesquisa, a qual ficará disponível no período de 23/3 a 3/4/2020.

As respostas servirão de insumo para que o TCU possa formular um diagnóstico mais abrangente das temáticas de SegInfo/SegCiber no âmbito da APF e, assim, planejar futuras ações de controle. Além disso, a pesquisa permitirá que aqueles que trabalham no dia a dia do processo de tratamento e resposta a incidentes de segurança da informação expressem suas opiniões, sugestões e dificuldades.


Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G