03/12/2020 às 17:26
Negócios


Lenovo avalia trocar São Paulo por Manaus para fabricar storage por conta do ICMS
Ana Paula Lobo

A Lenovo Data Center quer fortalecer os negócios de storage e sabe que a fabricação local é diferencial para a disputa em preço com os seus rivais, em especial, com Dell/EMC. A produção local estava nos planos para 2020, mas a pandemia determinou um atraso no projeto, mas, agora, há a determinação de pensar em fabricar localmente alguns equipamentos de storage a partir de 2021.

Mas há uma questão relevante. O governo de São Paulo assinou o Decreto 65.254/2020, que abre espaço para aumento da alíquota de ICMS em setores que pagam menos de 18%, o que invalidaria os benefícios concedidos pela Lei de Informática. "Temos uma planta em São Paulo, em Indaiatuba, que vamos manter. Mas para Storage vamos estudar outros lugares, entre eles, a Zona Franca de Manaus porque a produção local é para garantir preço e o custo de produção tem impacto", frisou o presidente da Lenovo Data Center, Rodrigo Guercio, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 03/12.

A produção local é considerada crucial para colocar a Lenovo Data Center junto com os seus principais rivais no Brasil, como Dell/EMC, que têm manufatura local para storage de entrada. "Vamos aprofundar nossa estratégia em storage e em multicloud. Queremos data centers e aprofundar o trabalho com Azzure, AWS e Google, com quem já temos parcerias", observou o líder de vendas de storage na América Latina, Gustavo Stringueta.

A Lenovo Data Center, destaca ainda Guercio, investe muito em pesquisa e desenvolvimento no Brasil com parcerias com universidades e centros de inovação para o desenvolvimento de produtos e software para serem usados em escala local e global. Uma das apostas da empresa, aliás, é o de disseminar um treinamento de profissionais para Inteligência Artificial, uma das prioridades da companhia, que planeja disseminar o uso da supercomputação na construção de plataformas de deep analytics e inteligência artificial (AI) para todos os segmentos, inclusive, pequenas e médias empresas.

"Gerenciamento de dados e análise de dados em tempo real faz e fará a diferença cada vez mais na economia digital e o storage tem papel central para armazenar e consolidar as informações", adicionou o presidente da Lenovo Data Center Brasil.


Powered by Publique!