TELECOM

Oi avança com fibra óptica e abre frente contra ISPs

Roberta Prescott ... 04/06/2019 ... Convergência Digital

Como parte dos investimentos de R$ 7 bilhões anunciados para este ano, a Oi está expandindo sua rede fibra ótica até a casa do cliente. O serviço FTTH, atualmente, chega a 60 municípios brasileiros. Até dezembro de 2019 a meta é chegar a 3,6 milhões de casas passadas, contra 1,1 milhão de homes-passed no fim de 2018 e 1,7 milhão no fechamento do primeiro trimestre deste ano. O avanço da rede de fibra visa a recuperar espaço perdido para as pequenas prestadoras de internet (ISPs) em diversas cidades brasileira e aumentar o market share.  

“Temos uma vantagem competitiva que é ter 360 mil quilômetros de fibra ótica na rede de transporte backbone da Oi, o que faz com que estejamos muito próximo à casa do cliente. Agora estamos levando a internet até dentro da casa do cliente”, disse Bernardo Winik, diretor-comercial da Oi, durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo, nesta terça-feira 4/6. Winik ressaltou que a larga rede de transporte é um diferencial da Oi em relação aos provedores de internet e que facilita a expansão da fibra até a casa do cliente. “Dependendo do município, a nossa rede está mais ou menos pronta com cabos primários e secundários. Recai mais na nossa capacidade de execução”, afirmou.

Em janeiro deste ano, a Oi somava 100 mil clientes em fibra e dobrou, chegando a 200 mil clientes, em maio último. “Quando entramos nas cidades com produto com velocidade e qualidade, há um aumento na base de clientes. por exemplo, em Colombo, no Paraná, a base cresceu 49,90%”, completou.

Com mais fibra ótica, além de ampliar a oferta da banda larga, a Oi buscar rentabilizar a expansão com a venda de serviços que usam a rede, como a plataforma digital de vídeo Oi Play e o Streaming Box, uma “caixa” que integra Oi Play, Netflix, YouTube, Google Assistant, entre outros aplicativos em um equipamento que conecta a TV convencional à internet. “Os clientes buscam conteúdo personalizado e a melhor experiência. Vemos que streaming e TV paga são complementares. SVOD vem crescendo e grande parte dos assinantes tem também serviços de TV por assinatura”, completa Winik. Assistam a entrevista com Bernado Winik, diretor comercial da Oi.


Internet Móvel 3G 4G
Claro monta show com holograma para demonstrar uso do 5G

Concerto que celebrou 50 anos do Led Zeppelin no Allianz Parque, em São Paulo, usou realidade virtual na apresentação da Nova Orquestra com participação à distância do músico Lucas Lima. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Anatel simplifica e zera custo para homologar produtos de Telecom

"A isenção da taxa é imediata e vale para todos os produtos homologados pela Anatel – inclusive radioamadores, drones e produtos importados para uso do próprio usuário”, disse o presidente da Agência Reguladora, Leonardo Morais.

Anatel: Tirando Oi, Telefônica, Claro, TIM e Sky todas as demais são pequenas prestadoras

Critério mudou de 50 mil acessos para 5% de cada mercado relevante, telefonia fixa e móvel, internet e TV paga.  Definição permite a isenção de uma série de obrigações regulatórias.

Acordo entre Enel e teles tenta novo mutirão de ‘limpeza’ dos postes em SP

Meta de limpar 1,8 mil postes até dezembro foi acertada com Vivo, Claro, TIM, Oi e Telcomp e o Procon-SP. 

Teles fazem campanha por conta digital sem papel

Segundo Sinditelebrasil, 76 milhões de clientes ainda recebem faturas impressas todos os meses – em média, 152 milhões de folhas. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G