INCLUSÃO DIGITAL

RNP seleciona 901 provedores no Sudeste para conexão de unidades de saúde

Convergência Digital* ... 14/04/2020 ... Convergência Digital

A chamada para conectar 16 mil postos de saúde à internet em todo o país está chegando à fase final e já foi iniciado o processo de contratação de 901 Unidades de Saúde da Família na região Sudeste. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), liberou os termos de adesão ao primeiro bloco da chamada, e os fornecedores – provedores de internet e operadoras de telecomunicações – contatados para dar início à implantação

A iniciativa é parte da Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde e foi articulada pela Rede Conectada MCTIC, coordenada pela Secretaria de Telecomunicações, como medida para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Juntos, MS e MCTIC irão viabilizar a conectividade de 16.202 unidades de saúde, de várias partes do país, que ainda não têm acesso à internet. Atualmente, o Brasil possui 42 mil postos de saúde.

A chamada de qualificação para a contratação do serviço teve início no dia 6/4 e o trabalho deve ser concluído até o fim de abril. Até aqui foi concluída a homologação de propostas para o Centro-oeste e Sul pelo MS/Datasus e a previsão é que as contratações começem nesta terça, 14/4. Também nesta terça, termina à meia noite a submissão de propostas das Unidades de Saúde da Família das regiões Norte e Nordeste.


Carreira
Ativação digital é um caminho sem volta na TI

Os profissionais da TI revelam que soluções sem contato e o home office adicionado ou expandido como política de recursos humanos serão transformações das pandemia de Covid-19 que vieram para ficar de vez no dia a dia das empresas, revela pesquisa da Oi Soluções, realizada pela IDC.

No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

A TIC Educação 2019 constata ainda que nas escola rurais, apenas 40% delas têm um PC ou uma conexão à Internet.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Vinte milhões de domicílios brasileiros não têm conexão a Internet

Pesquisa TIC Domicílios 2019 evidencia a desigualdade digital no Brasil, onde três em cada quatro brasileiros admitem usar a Internet, mas com qualidade distinta de acesso.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G