TELECOM

Smartphones: Huawei abre distância da Apple e se aproxima da Samsung

Convergência Digital ... 03/03/2020 ... Convergência Digital

As vendas globais de smartphones caíram 1% em 2019, segundo números divulgados pela Gartner nesta terça, 3/3. No total, foram embarcados 1,54 milhões de aparelhos, em mais um ano de desempenho favorável às marcas chinesas – com as principais, Huawei, Xiaomi e Oppo, atingindo 31,5% do total de celulares vendidos. 

Na comparação com 2018, a Samsung manteve-se na liderança, com 296,1 milhões de aparelhos vendidos e fatia de 19,2% do mercado total – um pouco acima dos 19% registrados no fim do ano anterior. A Huawei, com 240,6 milhões de celulares, consolidou-se na segunda posição, passando de 13% para 15,6% do mercado, distanciando-se da Apple e aproximando-se da líder. 

A Gartner avalia, no entanto, que a política de banimento dos Estados Unidos pode prejudicar a chinesa Huawei, apesar de a empresa ter apresentado o melhor desempenho dentre as fabricantes, com crescimento de 18,6% - puxado principalmente pela China, onde avançou 37%. 

A fabricante de iPhones ainda detém uma folgada terceira posição, mas das top 5 foi a única a perder fatia: os 193,4 milhões de aparelhos vendidos em 2019 representaram 12,6% do total mundial, abaixo dos 13,4% que detinha em 2018. Enquanto isso, a Xiaomi, com 126 milhões, avançou para 8,2% do total (tinha 7,9% em 2018), e a Oppo, com 118,6 milhões, cresceu um pouquinho, de 7,6% para 7,7%. 


STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

Para a Ministra relatora Rosa Weber, a lei do Rio de Janeiro apenas veda a fidelização, sem interferir no regime de exploração ou na estrutura remuneratória da prestação dos serviços. O objetivo, segundo ela, é apenas a proteção dos usuários.

Faixa de 1,5 GHz também pode ser destinada ao 5G para uso privado

Proposta foi apresentada em reunião do Conselho Diretor da Anatel.  Mas a faixa é usada pela Força Aérea Brasileira para aplicações de telemetria. Agência sugere destinar 30 MHz para satélites, como forma de evitar interferência.

Demanda por renegociação de contratos de telecom aumenta 30% na pandemia

Medida está sendo usada por grandes empresas do setor financeiro, varejo, concessionárias, tecnologia, entre outros, revela a consultoria VIA\W.

Telefone ainda é o canal preferido para reclamações sobre serviços

Desde o início da pandemia da Covid-19, mais de um terço das solicitações (36%) foi encaminhada por telefone, bem à frente chat (21%) e email (20%).

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G