Convergência Digital - Home

Inteligência artificial faz Serpro unificar armazenamento de dados

Convergência Digital
Convergência Digital - 16/07/2020

O Serpro abriu uma consulta pública para obter críticas e sugestões a uma proposta de edital para contratação de solução de gerenciamento de dados mestres e data hub. Os termos estão disponíveis neste link e recebem contribuições por oito dias.

Como explica o termo de referência, a solução deve ser inserida na arquitetura de dados do Serpro, deve prover gerenciamento de modelo de dados mestres, aquisição, validação, padronização, enriquecimento e compartilhamento de dados mestres; e sustentar precisão, curadoria, governança, consistência semântica e responsabilidade dos ativos de dados mestres confiáveis e compartilhados para otimizar processos de negócios.

“Com esta arquitetura, o Serpro deseja modernizar seu gerenciamento de dados e padrões arquitetônicos que, quando combinados, possam suportar os casos de uso de dados e análises que exigem conexão com fontes de dados distribuídas e garantir que os dados mantenham alta precisão e qualidade, nos levando à maior consistência semântica, entrega otimizada de análises e governança de informações para operacionalizar novos modelos analíticos e aproveitar a reutilização sustentável de insights com governança de dados e análises, inclusive como parte da curadoria e linhagem de dados, para fornecer confiança ao usuário final no processo e na tecnologia e aos titulares de dados”, explica a estatal.

As contribuições serão aceitas até 27/7, pelos endereços eletrônicos charles.magalhaes@serpro.gov.br e flavia.bomfim@serpro.gov.br.


ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Destaques
Destaques

Empresas ambicionam mais Inteligência Artificial, mas sofrem com falta de talento

Um apesquisa global da Bain mostra que três em cada empresas, instigadas pela covid-19 e a aceleração da digitalização, se preparam para investir mais em inteligência artificial e machine learning. Mas assumem que as dificuldades não são poucas.

Eneva investe R$ 3 milhões para unir gás à energia com a IA ALINE

Software, que utiliza algoritmos de machine learning, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC/Rio e está sendo testado no Maranhão. Próxima etapa é um projeto de pesquisa com foco na integração da produção do gás onshore com a geração de energia, o que significa usar IA em um projeto 100% conectado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site