INOVAÇÃO

Dataprev vai prover Blockchain como serviço para o Ministério Público Federal

Convergência Digital* ... 10/08/2020 ... Convergência Digital

A Dataprev vai prover serviço de blockchain como serviço (BcaaS) das bases do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para o Ministério Público Federal - MPF. A contratação será por 12 meses e foi homologada nesta segunda-feira, 10/08, no Diário Oficial da União. O valor do contrato será de R$ 73,1 mil reais.

A Receita Federal (RFB), já tinha anunciado a sua disposição de armazenar CPF em uma rede blockchain. O projeto levou o nome de bCPF, e toda a integração ficou sob a responsabilidade da Dataprev, que também elegeu Blockchain como prioridade de negócios em 2020.

Abaixo, a íntegra da contratação do Ministério Público Federal:

Contratantes: União Federal, por intermédio do Ministério Público Federal - MPF, e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência - DATAPREV (CNPJ: 42.422.253/0001-01). Objeto: Prestação de serviço de fornecimento de cargas da base completa (full), sob demanda, e atualizações diárias por meio da modalidade Blockhain, como serviço (BcaaS) das bases do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para o Ministério Público Federal - MPF. Valor total estimado pelo período de 12 meses: R$ 73.196,30 (setenta e três mil, cento e noventa e seis reais e trinta centavos). Fundamento Legal: Art. 24, inciso XVIII, da Lei 8.666/93, atualizada. Ratificação: Autoridade Superior - Artigo 26, da Lei nº 8.666/93 - Eliana Peres Torelly de Carvalho, Secretária-Geral do MPF. Processo: 1.00.000.007776/2019-13.


Cloud Computing
Microsoft elege o Rio de Janeiro para novo datacenter no Brasil

Presidente da operação brasileira, Tânia Cosentino, diz que nova região atende aumento da demanda e preocupações em manter dados no país.  Datacenter chega para acirrar a disputa no segmento com as rivais AWS e Google.


Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.

Waze: força das comunidades e dos 50 mil voluntários fazem a diferença

A colaboração é o segredo do sucesso do Waze e estabelecer canal ativo com os clientes é missão, contou a Global Group Manager, Hila Roth.

Inovar é deixar de olhar para o próprio umbigo

Marcelo Salim, da IBM, Percival Jatobá, da Visa e Ana Leão, da Isobar, assumem que o consumidor é quem está selando o destino das marcas e com voz mais ativa.

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

O momento exige resiliência e perseverança, mas a crise acelerou uma jornada e colocou, de vez, o consumidor como o centro dos negócios, afirmou Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin.

Empresas estão comprando tecnologia, mas não fazem a transformação digital

Sem entender o consumidor, a transformação digital simplesmente não vai acontecer, atestaram Sílvio Meira, cientista-chefe na The Digital Strategy Company; Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, e Agenor Leão, vice-presidente de plataformas de negócios da Natura para América Latina.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G