Clicky

GESTÃO

Receita lança chatbot exclusivo para o Telegram

Convergência Digital* ... 22/07/2020 ... Convergência Digital


Os contribuintes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão que desejarem solicitar serviços relacionados ao CPF passam a contar agora com uma nova opção de atendimento virtual: o chatbot. Trata-se de um software de atendimento eletrônico à distância que simula conversação por meio de bate-papo virtual.

Para este fim, foi criado o canal "ReceitaFederalOficial" no aplicativo Telegram, que deve estar instalado no celular ou tablet. Por este canal, os cidadãos poderão solicitar serviços referentes à atualização/alteração de dados, regularização, segunda via, informação do número do CPF, consulta à situação cadastral e consulta de ausência de declaração, além de poderem enviar todas as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise e conclua a solicitação serviços:

"O objetivo é ampliar a comodidade, a agilidade e a resolubilidade de problemas dos contribuintes em relação ao CPF. Isso porque o software inteligente (chatbot) garante maior assertividade, uma vez que o cidadão finaliza a conversa após cumprir todos os requisitos para que a área responsável da Receita Federal analise a solicitação", avalia o analista-tributário Victor Moreira de Gurjão, responsável pelo projeto.

A medida reforça ainda a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19. Para usufruir do serviço, basta que os cidadãos façam o download do aplicativo Telegram no celular, procurem o canal ReceitaFederalOficial e iniciem o atendimento sem sair de casa.


Com uso de Blockchain, MEC lança Diploma Digital

Solução criada pela RNP faz parte de projeto para criação de um ‘datalake’ educacional, em desenvolvimento pela do Ministério da Educação. 

Itaú moderniza 1 petabytes de Banco de Dados com a Oracle

Migração envolveu quase 300 aplicações distintas e distribuídas, conta Edilson Albuquerque, gerente de infraestrutura do Itaú Unibanco. "É como trocar a turbina do avião em pleno voo", adiciona o vice-presidente da Oracle, José Eduardo Ferreira.

Dynatrace: empresas precisam vencer o desafio de ser eficiente em tempo real

Fernando Mellone, senior territory manager, afirmou que a tecnologia está disponível para permitir essa transformação e fornecer o “software perfeito” para qualquer setor ou segmento.

LGPD: Governo descobre que coleta muito mais dados do que precisa usar

“Começamos a entender que o governo não precisa de todos os dados que coleta. E isso é um risco à luz da LGPD”, afirma o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G