Uma pesquisa online realizada pela Avast no Brasil identificou dispositivos conectados e inteligentes como itens de desejo dos brasileiros. No levantamento, que ouviu 609 pessoas entre março a maio deste 2019, a lista inclui smartwatch (31%), caixa de som inteligente Alexa/Google Home (30%), lâmpada inteligente (29%) e até termostato inteligente (10%).
“Tanto a maioria dos homens (31%) quanto das mulheres (33%) no Brasil deseja um smartwatch. Aproximadamente um quarto dos homens (30%) deseja uma caixa de som inteligente como Alexa da Amazon ou Google Home, enquanto 29% deles uma lâmpada inteligente”, diz a pesquisa da Avast.
Além disso, entre as mulheres, 29% gostariam de adquirir uma caixa de som inteligente e 28% uma lâmpada inteligente. Um em cada dez homens no Brasil, assim como 10% das mulheres, gostaria de um termostato inteligente.
Especializada em softwares de segurança, a empresa lembra que dispositivos IoT podem ser convenientes e divertidos, mas também vulneráveis. Portanto, é aconselhável fazer uma pesquisa adequada antes de comprar um dispositivo IoT, especialmente como presente, para evitar risco de roubo de dados pessoais, perda financeira e comprometimento de privacidade da tecnologia.
A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.
Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa.
Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento.
Sede será instalada no Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2020.
Paulo Bastos Tigre e Alessandro Maia Pinheiro analisam o impacto dos novos negócios, sob a ótica da academia, na economia digital.