SEGURANÇA

LGPD: 'Invistam o máximo possível capacitação", aconselha especialista

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/08/2019 ... Convergência Digital

Um ano de implementação da General Data Protection Regulation na União Europeia trouxe aprendizados que devem ser absorvidos pelo Brasil na jornada de implantação por aqui da Lei Geral de Proteção de Dados, a Lei 13.709/18, que entra em vigor em agosto de 2020. 

“Em um ano, aprendemos muito mas nem tudo já está claro. É uma jornada. E é louvável que o Brasil esteja trilhando esse caminho também. Até por estar na posição favorável de poder compartilhar um pouco da nossa experiência”, defendeu o diretor de governança do Imperial College de Londres, Okan Kibaroglu. 

Ao participar de debate sobre a LGPD e a GDPR durante o RNPSeg, parte do Fórum RNP realizado em Brasília, Kibaroglu compartilhou parte desse processo de aprendizado e ressaltou a importância crucial de um engajamento generalizado das organizações, não apenas daqueles diretamente ligados à missão de coleta, tratamento ou armazenamento de dados. 

“O mais importante é a definição de responsabilidades, de prestação de contas. E definir responsáveis. Mas não são os únicos que precisam saber da o que precisa ser feito. Todos na organização precisam participar disso”, insistiu o diretor de governança do Imperial College. 

Segundo afirmou, é um processo que exige considerável investimento na capacitação. “Isso implica também em muito treinamento. O máximo possível. O maior número de pessoas possíveis. Especialmente aqueles que vão lidar com dados pessoais, porque eles são muito importantes. Assistam a entrevista com Okan Kibaroglu.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Accenture compra divisão de segurança cibernética da Symantec

Os valores da transação não foram revelados. Com a aquisição a Accenture Security passa a fazer parte dos principais fornecedores de serviços de segurança gerenciados e terá a nuvem como plataforma de desenvolvimento.

Adiar a LGPD para ganhar tempo não vai resolver o problema das empresas

“Existe um viés de adiamento, mas isso não vai resolver o problema”, afirma o gerente de contas do grupo Binário, Leandro Alves.

Serpro faz a plataforma para consentimento ao uso de dados no Governo

“O governo coleta informações para usos obrigatórios, mas para outros usos precisa de consentimento”, explica o superintendente de segurança da informação da estatal, João Vieira de Almeida Junior.

Cyberseason se alia à NEC e diz que LGPD vai mudar a cibersegurança no Brasil

"O hacker brasileiro é único. Ele não quer atacar fora da fronteira. Ele ataca internamente. É um comportamento diferente", afirmou o co-fundador e CEO da Cyberseason, Lior Div. O 5G também trará mudanças relevantes.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G