Home - Convergência Digital

Hacker ataca servidores do sindicato das empresas de TI do Rio de Janeiro

Convergência Digital* - 02/06/2020

Por meio de nota oficial divulgada no seu site, o sindicato das Empresas de TI do Rio de Janeiro, o TI Rio, reporta que sofreu um ataque virtual através de uma atividade de um hacker profissional, que culminou na perda de parte dos documentos e informações cadastrais que tínhamos nos servidores, e que excluiu parte do banco de dados do Sindicato.

De acordo ainda com o TI Rio, "a recuperação dessas informações está sendo restabelecida". A entidade adverte aos seus associados para que "tomem os devidos cuidados e precauções para que não sejam atingidas de tal maneira".

O TI Rio informa ainda que "odas as providências legais foram tomadas, inclusive no âmbito criminal, para evitar qualquer tipo de curso indevido das informações de empresas que constavam em nosso cadastro". A rotina do TI Rio está mantida pelos emails diretoria@ti.rio e juridico@ti.rio.

Ao Convergência Digital, o presidente do TI Rio, Benito Paret, diz que o uso da nuvem para backup foi crucial para evitar danos mairoes. "O que nós salvou é que temos backup na nuvem e temos como recuperar as informações", disse o executivo. Segundo ainda Paret, ataques semelhantes ao sofrido pelo TI Rio têm se repetido com frequência durante a pandemia nas empresas.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

19/10/2020
Hackers ameaçam divulgar 874GB de dados da Braskem

16/10/2020
Clonagem de WhatsApp afeta mais de 15 mil brasileiros ao dia

07/10/2020
Braskem confirma ataque ransomware, mas nega sequestro de dados

02/10/2020
Governo dos EUA endurece e passa a controlar pagamento de resgate a hackers

23/09/2020
Bancos investem R$ 6 milhões em laboratório segurança cibernética

18/09/2020
Brasil entra na rota de ataques e hackers cobram US$ 4,5 milhões da Equinix

11/09/2020
STJ: Crimes cometidos no Brasil ficam fora dos tratados de armazenamento de dados

03/09/2020
Operação Attack Mestre: Polícia insiste para ISPs denunciarem extorsão

01/09/2020
Procon/SP alerta para aumento de golpe de clonagem do WhatsApp

01/09/2020
Operação Attack Mestre: Polícia pede aos ISPs que não paguem resgate aos hackers

Desafio nacional: identificar os dados efetivamente valiosos ao negócio

Pesquisa da IDC mostra que quase a metade companhias pesquisadas no Brasil admitiu ter dificuldade para encontrar talentos e recursos responsáveis pelas análises das informações.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Futuro sem aposentadoria – qual a saída?

Por luis Macedo*

O futuro financeiro nunca foi tão incerto. A aposentadoria "oficial", pelo INSS, fica cada vez mais distante para muitas pessoas, especialmente porque o mundo do trabalho mudou. Uma alternativa para uma parcela significativa da população que não tem carteira assinada são os fundos de previdência. O problema, no entanto, é a infinidade de fundos que existem.

Destaques
Destaques

Ministério Público: Teletrabalho exige direito à desconexão

Ministério Público do Trabalho elaborou uma nota técnica direcionada para as “empresas, sindicatos e órgãos da administração pública”.  Na orientação, sugere a adoção de etiqueta digital para orientação de patrões e empregados.

Dos 10% em teletrabalho no Brasil, maioria é branca, tem diploma e maior renda

Segundo o Dieese, 8,4 milhões de brasileiros trabalham de casa por conta da pandemia de Covid-19. Proporção chega a 22% dos trabalhadores em Brasília, mas não passa de 3% no Pará. 

Um em cada cinco servidores públicos será substituído por robô no Brasil

A Escola Nacional de Administração Pública estima que, por conta da Transformação Digital, a automação deverá substituir cerca de 100 mil postos de trabalho no Serviço Público Federal nos próximos cinco a 10 anos, sendo que a metade deles terá menos de 50 anos.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site