INTERNET

Google e Facebook pedem assentos para empresas da internet no CGI.br

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/09/2017 ... Convergência Digital

Uma dezena de grandes empresas da internet, predominantemente sediadas nos Estados Unidos, participaram da consulta pública que o governo abriu para discutir composição e competências do Comitê Gestor da Internet. Na proposta subscrita por Google, Facebook, Amazon e outras fortes do ramo, o pleito é para que sejam criadas quatro vagas específicas para “provedores de aplicação”. 

As empresas – a lista inclui ainda Yahoo, Mercado Livre, Twitter, Uber, Airbnb, iFood e OLX – sustentam que o Marco Civil da Internet, a Lei 12.965/14, já “divide a estrutura da internet em dois grandes grupos: o dos ‘provedores de conexão’ e o dos ‘provedores de aplicação’”. 

Por isso, entendem que “parece natural que o segmento das plataformas digitais, agrupado em torno do conceito legal de ‘provedores de aplicação’ tenha, ao menos, a representação de cinquenta por cento dos assentos representativos do setor empresarial”. 

Atualmente, quatro das 21 cadeiras do CGI.br são do segmento empresarial, e entre elas dividem-se provedores de acesso e conteúdo, de infraestrutura, informática e empresas usuárias. A proposta pede que sejam criadas outras quatro cadeiras, todas elas para as empresas de internet, ficando as quatro já existentes para provedores de acesso. 

“Partindo da premissa de que o setor empresarial terá uma representação proporcional com relação aos demais setores relevantes, e portanto fará jus a um número razoável de assentos, tal multiplicidade permitiria a representação de aplicações de diversas naturezas, como as plataformas múltiplas, o comércio eletrônico e as aplicações de serviços, dentre outras”, defendem as gigantes da web. 


E-commerce B2B movimentará R$ 2,39 trilhões em transações no Brasil

Bens de consumo, governo e varejo estão entre os segmentos que mais vão comprar pela web, projeta a E-consulting. Segundo ainda o estudo, 2019, será marcado pelo binômio eficiência-inovação.

Internet fica com 47% dos gastos com publicidade

Segundo a consultoria Zenith, parte do grupo francês Publicis, até 2021, rede vai deter 52% dos gastos totais com propaganda, que neste ano devem crescer 4,6%. 

Cade arquiva processo contra o Google por práticas anticompetitivas no ecommerce

A acusação partiu da E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia, dona dos sites Buscapé e Bondfaro. Segundo a empresa, o Google estaria “raspando” avaliações de produtos que clientes para exibi-las como conteúdo no Google Shopping.

Dados pessoais são "de pessoas" e a LGPD não vai matar os negócios

Os advogados Paulo Vidigal, do Opice Blum Associados, e Fernando Bousso, do Baptista Luz Associados, advertem: a venda de base de dados é proibida hoje e seguirá proibida com a LGPD.

Oi amplia vantagem contra TIM e NET no ranking da Netflix

No mês de maio, a Oi ficou à frente das rivais na banda larga por fibra óptica com velocidade média de 4,04 Mbps. A tele está na primeira posição  no ranking da OTT há quatro meses.

Revista Abranet 27 . abril/junho 2019
Veja a Revista Abranet nº 27 A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G