GESTÃO

Algar Tech investe R$ 800 mil e adota IA na gestão de infraestrutura de TICs

Ana Paula Lobo ... 28/06/2019 ... Convergência Digital

Um dos pontos críticos para as empresas é responder de forma pró ativa na gestão da infraestrutura de TICs, ou seja, antes de o problema acontecer e criar estresse no dia a dia da empresa. A Algar Tech investiu cerca de R$ 800 mil para criar uma solução, batizada de Monitoramento cognitivo, baseada na plataforma de Inteligência Artificial, Estela, criada pela prestadora de serviços de TICs.

A solução automatiza funcionalidades do service desk e do monitoramento de infraestrutura e a sua adoção já permitiu que a resolução de incidentes, que duravam, em média, 30 minutos, caísse para 1 minuto. "Com a Estela estamos resolvendo até 42% dos incidentes de forma automática e ela está sendo alimentada sempre para pegar mais conhecimento da gestão", contou ao Convergência Digital, o diretor de Ambiente de Tecnologia Brasil e América Latina da Algar Tech, Carlos Maurício Ferreira.

O executivo lembra que, há três anos, a Algar Tech decidiu renovar o portfólio de produtos e serviços para os seus clientes, muito em função da jornada de transformação digital, onde o uso da automação é cada vez mais crítica para assegurar a eficiência operacional e resolução de incidentes. Surgiu então a plataforma de Inteligência Artificial Estela, que hoje já é usada por 18 clientes, mas para autosserviços digitais. Agora, a Estela terá a missão de monitorar a gestão da infraestrutura de TICs.

"Esses são o nosso alvo para também incorporar os serviços de monitoramento cognitivo numa primeira fase. Nós, na Algar Tech, fomos o piloto da solução e os dados obtidos são significativos. O tempo de resposta aos incidentes deixou de ser reativo. O ganho da eficiência pode chegar a 36%", revelou Ferreira. A ideia é levar a Estela para o monitoramento dos data centers - sejam eles próprios ou terceirizados à própria prestadora de serviços.

Ainda de acordo com o diretor da Algar Tech, com o uso da plataforma Estela, as organizações eliminam uma série de desafios que enfrentam hoje, entre eles, baixa produtividade da equipe técnica, ausência de foco na experiência do usuário e insatisfação e baixa produtividade do usuário, além de altos custos com profissionais especializados.

"Esse dado é muito relevante quando se vive um momento econômico como o do Brasil onde há um aperto geral e a necessidade de otimizar custos. O melhor uso da TI passa a ser estratégico para ganhar mais produtividade e abre frentes para a oferta de novos serviços como o do monitoramento cognitivo", completa Carlos Ferreira.
       


Plataforma consumidor.gov.br atinge a marca de 2 milhões de registros

No ano passado, o índice médio de solução de conflito foi de 81%.  Projeto completa cinco anos e envolve a Secretarian Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Projeto de Lei quer enquadrar apps como 99 e Uber no Código do Consumidor

Hoje, diz o autor do PL, deputado Sérgio Vidigal (PDT/ES), o atendimento desses aplicativos é insatisfatório e viola as normas existentes de defesa do consumidor. Uma das medidas impostas é a obrigação de ter um SAC por telefone, funcionando 24 horas.

INPI promete reduzir prazo para registro de chips de 70 para 7 dias

Sistema batizado ‘e-Chip’ permitirá a solicitação online no caso de topografias de circuitos integrados. Plano de digitalização dos serviços também prevê que o Instituto vai aceitar pagamento por cartão, no lugar da GRU. 

Governo de São Paulo oficializa programa SP Sem Papel

Primeira etapa do projeto será implantada neste mês nas Secretaria de Governo, Casa Civil, Fazenda e Planejamento, Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional e na Prodesp. Iniciativa será finalizada em 2020, com a adesão da administração indireta. Servidores serão treinados por EAD.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G