Clicky

Claro: Hábitos da quarentena transformaram as redes móveis

Da redação do 5x5 TecSummit ... 11/12/2020 ... Convergência Digital

Os hábitos de consumo de conteúdo adquiridos pelo brasileiro durante o isolamento social devem acelerar a transformação das redes móveis, avalia a Claro. Segundo relatou a empresa no 5×5 TEC Summit, realizado nesta sexta-feira, 11/12, aplicações de vídeo que se tornaram populares durante a quarentena da covid-19 já estão crescendo nas redes 4G.

"Há uma transformação: tudo que a gente viveu na pandemia dentro de casa, está indo agora para as redes móveis", afirmou o diretor de marketing da Claro, Márcio Carvalho. "Estamos vendo aplicativos extremamente demandados [na rede fixa], incluindo streamings de conteúdo, indo para a rua em todas as telas". Segundo estudos, o tráfego móvel no Brasil chegou a cair 15% durante a pandemia.

As redes fixas, por outro lado, enfrentaram uma explosão na demanda. Para Carvalho, as empresas de telecom fizeram um trabalho notável ao suportar todo o tráfego. Neste sentido, as gigantescas lives realizadas por artistas e outras transmissões do gênero estiveram entre os maiores desafios; a própria Claro promoveu acordos para transmitir parte dos conteúdos pela TV (broadcast) como forma de diminuir o impacto nas redes.

"A realidade que vimos na pandemia, de maneira forçada, é que o tráfego da Internet aumentou e não volta mais, parece um pouco com o nosso [câmbio do] dólar", comparou o VP de negócios da Ericsson no Brasil, Tiago Machado.

5G

"Ter sempre a tecnologia mais moderna para transmissão de maior carga [de conteúdos] é muito importante neste período em que as pessoas estão começando a sair e onde ocorre um processo híbrido nas empresas", prosseguiu Márcio Carvalho, destacando o 5G via compartilhamento dinâmico de espectro (5G DSS) como próximo passo necessário.

Segundo o diretor de marketing da Claro, o DSS para a quinta geração já está cumprindo bem o seu papel em grandes mercados, que mesmo desenvolvidos estariam enfrentando dificuldades em realizar o lançamento massivo de novas torres 5G.

Para Carvalho, a situação será ainda mais desafiadora no Brasil, dado a carga tributária, a desvalorização do real e outros fatores que afetam a cadeia de infraestrutura. "O nosso business case é diferente", afirmou Carvalho, avaliando que a jornada até o "5G sonhado" deve levar algum tempo no Brasil.

Tiago Machado, da Ericsson, classifica a chegada do 5G DSS durante plena pandemia como um sinal de que a demanda pela conectividade já atua de maneira forte, como vetor de transformação. "A tendência de aumento já estava estabelecida, o que mudou foi a inclinação da reta."

O evento 5×5 TecSummit é organizado pelos portais jornalísticos especializados Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, TELETIME e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira. Inscreva-se gratuitamente e assista as palestras sobre os setores de governo, saúde, energia, finanças e entretenimento estão disponíveis.


Internet Móvel 3G 4G
Na China, 5G impulsiona receita, mas gasto com eletricidade acende sinal vermelho

China Mobile revelou ter 189 milhões de clientes 5G no primeiro trimestre de março, multiplicando por seis a base de 2020. Mas advertiu que há questões a serem pensadas: a depreciação da rede e a elevação considerável com os gastos ligados ao consumo de energia.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Oi reconvoca AGE para o dia 30 de abril

A Assembleia Geral Extraordinária convocada para esta segunda-feira, 19 de abril, não atingiu o quórum necessário. A assembleia será online, com participação mínima presencial por conta da Covid-19.

Oi lança carteira digital via WhatsApp

Parceria com Conta Zap, serviço permite pagar contas, fazer recarga de celular, enviar e receber dinheiro. Ideia é permitir crédito por mensagens também. 

Por casa conectada, Vivo negocia opção de ser acionista minoritária na CDF

A CDF é um marketplace de solulções de assistência residencial e tecnológica e que já é parceira na oferta do Vivo Guru. Os novos serviços serão lançados em breve, mas um deles será voltado para a instalação e  configuração de dispositivos inteligentes.

Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

“Existe uma portaria, mas os requisitos ainda não estão completamente claros”, afirma o diretor de cibersegurança da fabricante chinesa, Marcelo Motta.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G