Convergência Digital - Home

Rio de Janeiro terá licitação de nuvem para dados abertos do Governo

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 17/09/2019

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro criou um parque tecnológico e está à frente de uma licitação para o uso da computação em nuvem que ganhou musculatura com a adesão do governo do Estado.

"Lidamos com dados abertos e temos o compartilhamento do conhecimento com a integração do MPF, da receita federal, da secretaria da fazenda, do TCU, da Polícia Federal e, agora do Governo", antecipa em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o procurador geral da Justiça do Rio de Janeiro, José Eduardo Gussem.

Gussem participou do painel Governo 4.0, no Rio Info 2019, que acontece essa semana, no Rio de Janeiro. O procurador informou ainda que a licitação acontecerá ainda este ano para que a nuvem possa funcionar já no começo de 2020.

"A ideia é disponibilizar o máximo de informações possível, já que trabalhamos com dados abertos. Nós vamos conectar objetos então é importante que o cidadão tenha informações transparentes também", diz Gussem, sem adiantar detalhes técnicos da concorrência que será feita.

Gussem fala ainda da preparação do MPF, por meio de um laboratório de Inovação, para a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Assistam a entrevista com o procurardor José Eduardo Gussem.


Destaques
Destaques

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.

Evite os mitos. Nuvem não é mágica nem resolve tudo

Mesmo com dados de crescimento constantes, conceitos errôneos atormentam a computação em nuvem e retardam, muitas vezes, a adoção da tecnologia. Os mitos,advertem o Gartner, são perigosos e enganosos.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site