Clicky

INTERNET

Instagram passa Facebook Messenger e está em 81% dos celulares no Brasil

Convergência Digital ... 29/09/2020 ... Convergência Digital

O Instagram, pela primeira vez, superou o Facebook Messenger e está presente em 81% dos smartphones brasileiros. Com isso, tomou o posto de terceiro app mais popular no país, atrás do Facebook e do WhatsApp. O Instagram também está na frente do Messenger e do Telegram no uso corporativo: 72% dos usuários do aplicativo. 

Por sua vez, o Facebook Messenger permaneceu estagnado e presente em 79% dos smartphones. A frequência de uso tampouco se alterou em seis meses, com 59% dos usuários acessando o app todos ou quase todos os dias. Já o Telegram continua crescendo, marcando presença em 35% dos celulares brasileiros - 14% a mais do que no ano passado.

O WhatsApp, que registrou aumento no envio de mensagens de voz e vídeos, continua instalado em 99% dos smartphones no Brasil. Os dados são da pesquisa Panorama de Mensageria de Agosto 2020, realizada pelo Mobile Time e pela Opinion Box, com patrocínio da Infobip. 

A proporção de usuários ativos mensais que trocam vídeos pelo WhatsApp subiu de 67% para 76%. As vídeo chamadas aumentaram de 55% para 63%, com 29% desses usuários realizando video chamadas pelo WhatsApp todos os dias. Além disso, o número de usuários que realizam ligações pelo aplicativo passou de 67% para 70%, com 42% realizando chamadas quase todos os dias. 

Os usuários gostariam, ainda, de efetuar pagamentos pelo app. Em junho, o WhatsApp anunciou que lançaria o seu serviço de pagamentos - em parceria com Cielo, Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. No entanto, a iniciativa foi suspensa temporariamente por ordem do Banco Central. De acordo com o Panorama, dois em cada três usuários do app aprovam o novo/futuro serviço de pagamentos.

Em termos de relacionamento com empresas, 78% dos usuários do WhatsApp no Brasil afirmam que se relacionam com marcas e empresas por meio do mensageiro. Em seis meses, subiu de 54% para 60% a proporção de usuários que apoiam a ideia de realizar compras pelo app.

Por outro lado, há uma preocupação com a propagação de fake news. A maioria dos usuários brasileiros do WhatsApp (88%) afirma que já recebeu notícias falsas no aplicativo. Um em cada três usuários admite ter compartilhado notícias sem checar sua veracidade. 


MP reitera o pedido de suspensão imediata da nova política de privacidade do WhatsApp

Solicitação foi do procurador de Justiça, Luiz Antônio de Souza, do Ministério Público de São Paulo. Medida foi solicitada pelo Instituto Sigilo.

Facebook e Google, dono do You Tube, são convocados à CPI da Covid-19 no Senado

Presidente da República, Jair Bolsonaro, disse em vídeos publicados nas redes, que contrair Covid-19 confere maior imunidade que as vacinas.

Mediastream: à espera do 5G, streaming valida formatos de monetização

Mais e mais empresas estão em busca de fazer streaming no país e com a pandemia mercados até então fora do radar, como o agronegócio, buscaram a tecnologia para fazer valer seus negócios, diz o diretor da empresa, Marco Lopes.

Justiça de São Paulo rejeita recurso da Apple e mantém multa de R$ 7,7 milhões por FaceApp

Procon de São Paulo aplicou a multa por comercializar aplicativo sem termos de uso em português e por conter cláusulas abusivas.

Facebook decide manter contas de Donald Trump suspensas até 2023

"As ações de Trump constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade",disse o Facebook. As contas do ex-presidente dos EUA no Facebook e no Instagram estão suspensas desde o dia 07 de janeiro, um dia depois de o político elogiar pessoas envolvidas no ataque ao Capitólio.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G