NEGÓCIOS

Telecom em queda, TI em alta mexem no desempenho geral dos serviços

Convergência Digital ... 12/11/2019 ... Convergência Digital

Em setembro de 2019, o setor de serviços no Brasil teve crescimento de 1,2% frente a agosto. O acumulado no ano foi de 0,6%. Em termos trimestrais, observou-se crescimento de 0,6% no terceiro trimestre deste ano, quinto resultado positivo seguido neste tipo de confronto. O acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 0,6% em agosto para 0,7% em setembro de 2019, assinalou ligeiro ganho de ritmo, segundo anotou o IBGE na pesquisa divulgada nesta terça, 12/11.

O avanço de 1,2% no volume de serviços, observado na passagem de agosto para setembro, foi acompanhado por quatro das cinco atividades de divulgação investigadas: transportes e correios (1,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,8%), serviços prestados às famílias (0,8%) e de outros serviços (0,5%). 

Em contrapartida, os serviços de informação e comunicação (-1,0%) assinalaram a única taxa negativa de setembro, eliminando, portanto, parte do ganho de 2,3% acumulado entre julho e agosto.

Visto apenas os serviços de telecomunicações, o desempenho é negativo: houve recuou de 1,1% em setembro, depois de quedas em agosto (-1,7%) e julho (-1%). Como resultado, esse segmento acumula entre janeiro e setembro queda de 0,8% e de 0,6% em 12 meses. 

Já os serviços de tecnologia da informação reduziram o ritmo em setembro, tendo registrado alta de 10%, depois de crescer 16,4% e 18,7% em julho e agosto, respectivamente. Nos nove primeiros meses, a alta acumulada é de 13,7% (13,3% em 12 meses). 

Na comparação com igual mês do ano anterior, o volume do setor de serviços avançou 1,4% em setembro de 2019, tendo o ramo de serviços de informação e comunicação (2,2%) exercido “a contribuição positiva mais relevante em setembro de 2019, impulsionado, em grande medida, pelo aumento na receita das empresas de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis; de suporte técnico, manutenção e outros serviços em TI; e de edição integrada à impressão de livros”.


Assespro promove o Censo do setor de TI edição 2019

Entidade conta com a colaboração das empresas do segmento para formular estratégias de desenvolvimento de novos negócios.

Brasil vai investir R$ 37,2 bilhões em TICs em 2020

Incertezas políticas e o baixo crescimento econômico não estão freando os aportes em TICs na América Latina e no Brasil, assegura a consultoria IDC. Maior parte dos aportes será feito em cloud, analytics, mobilidade e empreendimento social.

IBM: "Estamos sempre olhando para ativos no Brasil e no mundo"

"Qualquer aquisição passa pela autorização da matriz. Mas empresas interessantes são sempre analisadas", afirmou o presidente da IBM Brasil, Tonny Martins, ao ser indagado sobre a privatização das estatais de TI, Serpro e Dataprev, anunciada pelo Governo Bolsonaro.

TJ/SP autoriza Banco do Brasil a fechar contas-corrente da Mercado Bitcoin

Tribunal entendeu que não houve abuso de direito, nem indícios de violação à legislação concorrencial ou mesmo de ofensa à boa-fé por parte da instituição financeira com a corretora de criptomoedas.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G