TELECOM

B2B terá papel estratégico no fomento do 5G no Brasil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 11/11/2019 ... Convergência Digital

O 5G será essencialmente B2B no Brasil, mesmo com a forte atração do B2C, observa o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude. Segundo ele, as operadoras avançam em direção às redes privadas e há a possibilidade de novos players despontarem. "As MVNOs terão uma oportunidade. Elas hoje já são mais atuantes no mercado empresarial, no mercado de Internet das Coisas", adiciona Tude.

À CDTV, do portal Convergência Digital, Eduardo Tude mostra preocupação com a fragmentação proposta para a faixa de 3,5GHz. "Não vejo que essa fragmentação trará novas operadoras para o País", diz. Tude falou ao Convergência Digital durante a Futurecom 2019, realizada de 28 a 31 de outubro, em São Paulo. Assista a entrevista.


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No Brasil, TIM nega descarte da Huawei para rede 5G

Segundo a agência Reuters, operadora teria excluído a fabricante chinesa da lista de potenciais fornecedores em compras na Itália e no Brasil.  Escolhidos teriam sido: Cisco, Ericsson, Nokia, Mavenir e Affirmed Networks.

STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

Para a Ministra relatora Rosa Weber, a lei do Rio de Janeiro apenas veda a fidelização, sem interferir no regime de exploração ou na estrutura remuneratória da prestação dos serviços. O objetivo, segundo ela, é apenas a proteção dos usuários.

Faixa de 1,5 GHz também pode ser destinada ao 5G para uso privado

Proposta foi apresentada em reunião do Conselho Diretor da Anatel.  Mas a faixa é usada pela Força Aérea Brasileira para aplicações de telemetria. Agência sugere destinar 30 MHz para satélites, como forma de evitar interferência.

Demanda por renegociação de contratos de telecom aumenta 30% na pandemia

Medida está sendo usada por grandes empresas do setor financeiro, varejo, concessionárias, tecnologia, entre outros, revela a consultoria VIA\W.

Telefone ainda é o canal preferido para reclamações sobre serviços

Desde o início da pandemia da Covid-19, mais de um terço das solicitações (36%) foi encaminhada por telefone, bem à frente chat (21%) e email (20%).

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