Convergência Digital - Home

Storage é o 'coração' da convivência entre o mainframe e a nuvem

Convergência Digital
Por Roberta Prescott* - 07/10/2019

O anúncio do sistema z15 com o DS8900, ambos feitos pela IBM na quinta-feira 03/10, endereçou uma demanda dos clientes por mais flexibilidade para trabalharem conjuntamente com a nuvem e mainframe, explicou Juliana Coimbra, líder de soluções de armazenamento de dados da IBM Brasil, em entrevista em vídeo à CDTV, do portal Convergência Digital.
 
"Nós disponibilizamos, tanto do lado do mainframe como no lado do storage, uma série de funcionalidades que permitem extrair o melhor da nuvem com a integração das missões críticas", disse. Neste cenário, as soluções de armazenamento, storage, funcionam como "o coração" de todo o processo, porque os dados são os ativos mais importantes das empresas, assinalou Juliana Coimbra.

Segundo a especialista, o papel do armazenamento em multicloud é oferecer alternativas para a movimentação dos dados entre as plataformas, com criptografia e respeitando a privacidade dos dados. Juliana Coimbra reforça duas prioridades: privacidade e resiliência.

"Do lado de storage, temos a encriptação de dados at rest, quando os dados estão gravados no storage, ou in-flight. Temos também uma capacidade chamada safeguard copy que é o uso de cópias instantâneas, ou seja, crio cópias instantâneas e elas não podem ser modificadas e nem deletadas. Isto evita erros de usuários que podem afetar dados ou uma invasão maliciosa", explicou a executiva da IBM Brasil. Confira a íntegra da entrevista:


SAS Institute oferece 50% de desconto em julho em cursos voltados a análise de dados

Quer aprender a tirar o melhor proveito do seu dado? Aprenda como tirar insights para o seu negócio. Entre os cursos com desconto estão 'descomplicando os dados através de relatórios' e 'entendendo e tirando valor dos dados usando códigos SAS'

Destaques
Destaques

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.

Dataprev vai comprar Inteligência Artificial e exige uso da nuvem pública

Estatal de TI não revela o montante a ser pago, mas diz que contrato será de 24 meses e inclui capacitação técnica dos funcionários, no modelo de serviços por demanda. Propostas devem ser enviadas até o dia 20 de julho.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site