Clicky

INTERNET

Como está, PL das Fake News não resolve nem robôs, nem desinformação

Ana Paula Lobo e Luís Osvaldo Grossmann ... 26/06/2020 ... Convergência Digital

A decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de adiar por uma única sessão a votação do PL 2630/20, mais conhecido como PL das Fake News, é temerária diante de um texto – ou mesmo dos vários textos – que não vão entregar o que promete: um eficaz combate à desinformação na internet e o controle do uso dos robôs.  A votação está agendada para terça-feira, 30/06.

Como destacou o vice-presidente da Abranet, Eduardo Parajo, ao participar do CDemPauta desta sexta, 26/6, sobre o tema, sequer há uma análise, ainda que superficial, sobre o impacto das medidas propostas. “Pega um ponto importante, que é combater a desinformação, dizendo que essa lei vai resolver o problema. Mas não vai. Não resolve. Não resolve o robô. Então seria prematuro votar agora. Importante que o Senado amplie esse debate.”

Ao responder um questionamento do CDemPauta, se seria uma teimosia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de insistir numa votação rápida, o advogado especializado em direito digital, Walter Capanema, pediu mais prudência.  “Não sei se é teimosia. Mas não é sensato. Afinal de conta, por esse projeto de lei trazer tantos impactos à atividade econômica, é importante que os atores, que as empresas, que a própria sociedade seja ouvida, que possa participar, que possam ser apresentadas novas propostas. Votar tantas modificações que causam tanto impacto sem discutir com a sociedade é antidemocrático.” Assistam o posicionamento com relação à votação do PL no dia 30/06. A íntegra do CDem Pauta pode ser vista aqui.


Revista Abranet 34 . mai/jun/jul 2021
Veja a Revista Abranet nº 34
Redes neutras, Wi-Fi 6, tendências das compras com cartão de crédito, DPO como serviço, Regulamentação de segurança cibernética, dólar e pandemia, Leilão do 5G... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Facebook decide manter contas de Donald Trump suspensas até 2023

"As ações de Trump constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade",disse o Facebook. As contas do ex-presidente dos EUA no Facebook e no Instagram estão suspensas desde o dia 07 de janeiro, um dia depois de o político elogiar pessoas envolvidas no ataque ao Capitólio.

Ativado cabo submarino de fibra óptica que liga Brasil à Europa

O cabo submarino possui 6 mil quilômetros de extensão, conectando diretamente a cidade de Fortaleza (Brasil), a Sines (Portugal), sem a necessidade de os dados passarem pelos Estados Unidos.

Brasil é o país mais influenciado por conteúdos de redes sociais

Segundo estudo da Comscore, penetração de conteúdos dessas mídias tem sucesso de 97%, acima de China, Índia e Estados Unidos.

Em ação do Google, STF julga se polícia pode identificar pessoas que fizeram mesma busca na internet

Caso específico envolve buscas sobre Marielle Franco nos quatro dias anteriores à morte da vereadora carioca, mas Supremo entendeu que há repercussão geral.

CGI.br adoça o tom e propõe colaborar com Decreto que muda o Marco Civil

Ofício à Secretaria de Cultura esquece que o governo tem o dever de ouvir o Comitê Gestor sobre temas de regulação da internet e prefere a torcida pelo despertar do espírito multissetorial.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G