Convergência Digital - Home

Zipp, supermercado 100% online, expande operação com análise de dados em tempo real

Convergência Digital
Agência SAP NOW - 12/09/2019

Criado no início de 2017, o serviço de supermercados online Zipp investiu em uma solução de gestão corporativa para organizar sua cadeia de suprimentos, logística e de operações de forma a contar com eficiência para avançar no mercado de e-commerce frente aos grandes players do setor. Adrian Salles, um dos idealizadores do Zipp Supermercados, contou que a empresa surgiu para ser 100% online. Começou com um grupo piloto de 30 clientes para entender como operacionalizar a ideia.

Douglas Pinho, outro dos fundadores do Zipp, lembrou que, à época, chamou a atenção o fato de as operações online dos supermercados ainda serem problemáticas, mesmo em um tempo em que o e-commerce crescia rapidamente no País. “Entendemos que o problema estava no uso de soluções originalmente criadas para lojas físicas e adaptadas para o comércio eletrônico. Isso comprometia a eficiência operacional dos negócios e prejudicava a proposta de valor que se quer oferecer ao cliente final”, afirmou Pinho.

A startup então desenvolveu uma ferramenta própria de e-commerce, mas precisava de uma solução tecnológica para substituir os processos manuais usados para gerenciar o back-office. Depois de analisar distintas soluções de mercado, o Zipp decidiu implementar o SAP BusinessOne para automatizar e integrar os processos operacionais.

Pinho explicou que o SAP BusinessOne é uma solução simples e rápida de adotar. “Era a ferramenta mais robusta entre as analisadas”, afirmou. Além disso, ela poderia ser implementada remotamente e isso viabilizaria a sua adoção do ponto de vista financeiro – o Zipp está sediado no Rio de Janeiro e a implementação contou com o suporte da integradora Alfa, em São Paulo. Em três meses, o novo sistema estava no ar.

Hoje, o SAP BusinessOne está integrado ao sistema de e-commerce e controla desde a entrada de mercadorias até o estoque e os processos contábeis e financeiros. “Montamos uma operação 100% online. O SAP BusinessOne nos possibilita tirar proveito da cadeia de suprimentos que o e-commerce permite e focar na experiência do cliente, entregando um nível de qualidade de serviço superior ao dos concorrentes, associado a economia”, garantiu Salles.

O executivo detalhou que, em seu terceiro ano de operação, o Zipp cresce à taxa média de 17% ao mês, com um alto índice de satisfação e fidelidade dos clientes. Esse crescimento se deve, em boa parte, à adoção do sistema de gestão da SAP. “Ao integrar o sistema de e-commerce com o estoque da loja, conseguimos praticamente eliminar o índice de falta ou substituição de produtos”, afirmou Pinho. Segundo ele, o índice, que variava de 6% a 7% antes do SAP BusinessOne, é hoje inferior a 1%. “Não há frustração do cliente”, celebrou, lembrando que antes os colaboradores faziam contagem de estoque semanal de mais 3 mil produtos com alto índice de perecibilidade. “Agora, o sistema faz inventário rotativo, em tempo real.”

Concorrência

O Zipp tem conseguido ampliar as suas operações, com atendimento em áreas de pets e utensílios domésticos. A ideia, segundo os fundadores, é começar a atender setores como auto, farmácia etc, aproximando-se de um home supplier. “Temos o posicionamento de preço de um supermercado econômico. Algo entre o atacarejo e o supermercado”, explicou Salles. “À medida que o volume cresce, dado que temos uma cadeia de suprimentos muito organizada, alcançamos uma eficiência financeira e operacional muito maior do que a da concorrência, afastando cada vez mais nossas operações da competição”, afirmou o executivo.

Hoje, o Zipp atua nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ). A meta é estar nas principais regiões metropolitanas do Brasil até 2023, começando por São Paulo, em 2020. “O SAP nos dá confiança para provocar o crescimento de forma sólida. Nossa proposta é garantir a entrega na casa do consumidor no prazo máximo de 4 horas, e isso só é possível com um sistema robusto, estável e confiável.”


Destaques
Destaques

Governo negocia para transformar Foz do Iguaçu em zona franca para datacenters

O secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Elisio de Menezes, conta que negocia a incorporação dos datacenters em uma classe especial para consumo de energia, ativo que mais encarece as operações no Brasil.

Disseminação de serviços em nuvem puxa investimentos globais em TI

Segundo projeções da consultoria Gartner, gastos devem bater em R$ 15 trilhões neste ano e crescer 3,7% em 2020, puxados por cloud computing. 



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site