NEGÓCIOS

Brasscom endossa unificação de tributos de consumo em um único imposto

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 30/04/2019 ... Convergência Digital

Pela primeira vez, a Associação Brasileira das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação - Brasscom - decidiu se posicionar sobre pautas macroeconômicas. A entidade, com respaldo dos seus associados, explica o diretor-presidente, Sergio Paulo Gallindo, a reforma da previdência, para dar respaldo fiscal ao Governo, e em seguida, a reforma tributária.

"A Brasscom defende a unificação dos tributos sobre consumo em um único imposto, no modelo IVA ou IBS (imposto sobre serviço). Também apoia a desoneração da folha de pagamento para todos os setores produtivos da economia. Essa proposta está ganhando corpo no governo e no Congresso Nacional", afirma Gallindo. Já na pauta setorial, há vários temas em prioridades, entre eles, a aprovação do PLC 79, que moderniza o marco legal de Telecomunicações, e as desonerações para datacenters e para dispositivos de Internet das Coisas.

"Também temos que definir a MP 869. Precisamos da Autoridade de Dados para que o mercado tenha um guia para se comportar dentro da conformidade da Lei", adverte o presidente da Brasscom. A entidade tem um planejamento de dobrar a participação da área de software e serviços no Produto Interno Bruto do País em um prazo de seis anos. “É bastante factível. Já fizemos isso uma vez no passado. Mas temos também que pensar na educação, precisamos de mais mão de obra qualificada em diversas áreas", pontua.

Durante o Brasscom TecFórum, realizado nos dias 24 e 25 de abril, a Brasscom divulgou um estudo setorial. De acordo com os dados divulgados, o setor de TIC sozinho cresceu 4,2% e teve um aumento de postos de trabalho superior a 27mil em relação a 2017, fechando o ano com 845mil empregos.

Considerando o agregado do setor, somando telecom e TI in house (Produção de TI nas empresas cujo objeto social não é TI), a produção setorial foi de 479,1 bilhões de reais. A previsão de investimentos em tecnologias de transformação digital até 2022 é de R$ 345,5 bi e em mobilidade e conectividade, R$ 369,8 bi. Os números do setor são bastante positivos e, segundo a Brasscom, a previsão de crescimento para 2019 será superior a 8%. Assistam a entrevista com o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Cloud Computing
Edge computing é estratégico para a Schneider Electric no Brasil

Companhia aposta no avanço da transformação digital para pequenas e médias empresas.  Empresa também dedica atenção à plataforma aberta habilitada para Internet das Coisas.

Detran do Espírito Santo e Dataprev usam analytics para reduzir fraudes

Órgão público de trânsito automatizou diversos processos e reduziu fraude ao adotar reconhecimento de texto e Inteligência Artificial. A estatal de TI adotou a tecnologia no programa de Auxílio Emergencial, conta Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Cenário ainda é nebuloso, mas aumenta a confiança na indústria eletroeletrônica

Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, aumentou 9,3 pontos no mês de junho em relação a maio, mas ainda fica abaixo dos 50 pontos, indicando o receito das empresas com relação ao impacto da Covid-19.

Bradesco: Open Banking tem regulamentação agressiva e será uma agenda de ataque

O conselheiro do banco, Maurício Minas, diz que os grandes bancos vão adotar técnicas de defesa frente à concorrência, sem deixar de partir ao ataque. "Nós temos funding, balanço e credibilidade", salientou. Bradesco promete o uso massivo das nuvens híbridas.

Câmbio pressiona componentes e repasse vai chegar ao consumidor

Em sondagem realizada pela Abinee,  69% das empresas reportaram "pressões acima do normal".  O custo do frete também impacta os preços em tempo de redução de produção por conta da Covid-19.

Banco Bari e Paraná Banco unem transformação digital ao Open Banking

O Pari, nascido 100% digital, e o Paraná Banco, com 40 anos de atividades, identificam no Open Banking a oportunidade de avançar e consolidar linhas de serviços.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G