Home - Convergência Digital

Intel desiste dos chips 5G e Apple se acerta com Qualcomm

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 17/04/2019

Numa espécie de ‘efeito tostines’, dois anúncios sacudiram o ecossistema 5G: no mesmo dia em que Apple e Qualcomm se acertaram para encerrar disputas e manterem encomendas, aquela que seria a alternativa da fabricante de iPhones avisou que está fora do mercado de chips móveis de quinta geração.

“A companhia vai continuar investindo em chips 5G para infraestrutura de redes, mas no mercado de modems para smartphones se tornou aparente que não há um caminho claro para lucratividade e retornos positivos”, justificou o presidente da Intel, Bob Swan, no comunicado da empresa.

A causa ou consequência parece ter relação com o armistício anunciado na terça, 16/4, entre Apple e Qualcomm, numa promessa de encerrar a longa guerra judicial entre a fabricante de smartphones e a principal desenvolvedora mundial de chips para esses aparelhos.

Em 2017, a Apple foi à Justiça alegando ilegalidades nos acordos de royalties pelo uso de tecnologias da Qualcomm. Desde então, a Qualcomm rebatou com ações contra a Apple em diferentes países como Alemanha e China por infração no uso de suas patentes.

Agora, as duas empresas anunciam que a Apple vai pagar um valor que não foi divulgado por um acordo de licenciamento válido por seis anos. A Qualcomm vai continuar a suprir chips para os smartphones da Apple e tanto as ações entre ambas ao redor do mundo como as movidas por parceiros serão encerradas.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

21/01/2020
Justiça multa em R$ 10 mil por acesso a conversas de funcionária no Facebook

13/01/2020
Justiça suspende privatização da Copel Telecom

20/12/2019
Juízes recorrem ao STF contra regras do CNJ para uso de redes sociais

20/12/2019
NIC.br vai ajudar TJSP em ações judiciais sobre internet

18/12/2019
Tribunal de Justiça de SP migra 50 mil contas para Office 365

17/12/2019
CNJ baixa regras para uso das redes sociais por magistrados

17/12/2019
Servidores alegam que privatizar INPI é ilegal

06/12/2019
STF suspende lei de Pernambuco que proibia teles de vender SVA associado a telecom

05/12/2019
Ericsson: patentes mais importantes são as que resolvem os problemas

03/12/2019
TIM vence Google e STJ manda provedores de aplicação fornecerem porta lógica

Destaques
Destaques

O carro será uma Internet das Coisas

A projeção é do CIO para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles, André Souza Ferreira. Segundo ele, como um dispositivo conectado, o carro será um provedor de serviços ao cidadão.

Mercado cinza de smartphones explode e cresce 500% no Brasil

Invasão dos celulares piratas acontece pela venda de marcas chinesas e vendidas nos marketplaces, diz o o diretor de celulares da Abinee, Luis Cláudio Carneiro. São cerca de 4 milhões de smartphones piratas em uso, a maior parte vindo do Paraguai.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site