Home - Convergência Digital

Campo conectado exige a instalação de muita antena

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 17/09/2019

Em parceria com a Anatel, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou um estudo nacional para entender qual será a melhor política pública para levar conectividade ao campo para viabilizar a agricultura 4.0. Ao participar de painel sobre AGROTIC, no Rio Info 2019, evento que acontece esta semana, no Rio de Janeiro, o diretor de Inovação do MAPA, Luís Cláudio França, antecipou parte dos resultados do levantamento, que será divulgado até o final do mês, em Brasília.

Um ponto-chave para incrementar a conectividade é a urgente necessidade de implantação de mais antenas no campo. O levantamento, conta França, mostra que a instalação de 2400 novas antenas permitiria levar conectividade para 107 milhões de hectares. "Entendemos que há regiões onde a cada R$ 1 real investido, o retorno esperado é de R$ 7.00. Mas também temos regiões onde há a exigência de uma política pública para assegurar os investimentos de conectividade", pontuou o diretor de Inovação do MAPA.

França lembra que o Brasil possui hoje cerca de 97 mil antenas instaladas, quando países como Estados Unidos e China, têm quase 10 vezes mais antenas para atender as suas demandas de conectividade. "Um dos nossos trabalhos é sentar com os responsáveis pelo meio ambiente para ver a melhor forma de adequar as antenas e a necessidade de preservação", contou França no debate sobre o uso de tecnologia no campo. Assistam a entrevista com Luís Cláudio França, do MAPA.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/11/2019
5G não vai funcionar num estalar de dedos

05/11/2019
Ericsson: Brasil vai pagar caro se adiar o leilão do 5G

04/11/2019
Ericsson: "Temos que colocar nossas melhores cabeças para ganhar o mundo com o 5G"

01/11/2019
IBM quer habilitar novos serviços com o 5G

31/10/2019
Embratel: desoneração do Fistel impulsionará as redes IoT no Brasil

31/10/2019
NEC: padronização é crítica para se ter um 5G efetivo

31/10/2019
Ericsson: para as indústrias, 5G será ativo como água e energia

30/09/2019
Rio de Janeiro precisa deixar de exportar CPF e CNPJ

30/09/2019
Só a inovação tira o Rio de Janeiro da estagnação econômica

27/09/2019
Petrópolis terá sensores IoT para prevenção de enchentes

Destaques
Destaques

5G exige políticas públicas e apoio do Governo

Como ressalta o diretor de relações governamentais da Huawei, Carlos Lauria, investimentos pesados em infraestrutura de redes envolvem políticas públicas em qualquer país. 

Redes privadas no 5G impulsionam o crescimento econômico do País

“Nas quatro verticais indicadas pelo governo as redes privadas podem ter impacto forte. Por isso a abertura regulatória é muito importante”, defende a gerente da Qualcomm, Milene Pereira. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site