INTERNET

Redução da qualidade de vídeos ajudou estabilizar internet no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/03/2020 ... Convergência Digital

Os indicadores de tráfego da internet brasileira dão a entender que as medidas anunciadas por vários provedores de conteúdo e redes sociais, como Netflix, Youtube, Globoplay, Facebook e Instagram para redução da qualidade dos vídeos – e com isso, a taxa de transmissão – ajudaram no equilíbrio de uso da banda disponível. 

Segundo números agregados do Ix.br, parte do NIC.br, que gerencia os pontos de troca de tráfego no país, o consumo tem ficado um pouco abaixo dos 11 Tbps. E embora o período de alto consumo tenha se alargado para além das horas noturnas, a demanda geral parece ter chegado a alguma estabilidade – ressalvando-se que se trata somente dos últimos sete dias. 

“Os dados parecem estáveis. E isso provavelmente tem relação com as ações promovidas pelos provedores de conteúdo, sinalizando alguma acomodação. Isso é bom porque dá tempo às redes que porventura tenham percebido alguma dificuldade de tomarem as medidas necessárias”, avalia o diretor de projetos especiais do NIC.br, Milton Kaoru Kashiwakura. 

Ele reafirma que até aqui a infraestrutura brasileira se mostra resiliente às recentes mudanças no padrão de consumo. Os dados mostram que enquanto o período da manhã continua de menor uso, houve maior intensidade durante à tarde – o que é coerente com o aumento do teletrabalho diante da pandemia de coronavírus – mas que o pico no consumo continua ao redor das 21h. 


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Convenções partidárias para Eleições 2020 podem ser feitas por videoconferência

TSE decidiu que os partidos têm autonomia para utilizarem as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para suas convenções.

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G