TELECOM

Anatel contrata solução de IA e vai responder reclamações por WhatsApp

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/11/2019 ... Convergência Digital

A Anatel concluiu a contratação, por R$ 500,6 mil, de serviços de atendimento virtual inteligente, na prática uma solução de inteligência artificial para o desenvolvimento de um chatbot para atender reclamações dos usuários de serviços de telecomunicações por meio do Whatsapp. 

“Acabamos de lançar um novo sistema de atendimento aos consumidores e essa é uma nova etapa. Primeiro, o objetivo é que o sistema registre as reclamações feitas por meio do Whatsapp. Portanto haverá essa interface com inteligência E à medida que for evoluindo a gente pretende usar no site, para responder dúvidas e aplicar ao Anatel Consumidor”, explica o gerente de interações, satisfação e educação para o consumo da agência, Fábio Koleski. 

A maior parte das queixas dos clientes de serviços de telecomunicações deságua diretamente na Anatel, muito mais do que nos Procons. As próprias operadoras calculam que pelo menos um terço das queixas nem são apresentadas aos call center das empresas, mas vão direto ao regulador. Daí a reformulação do sistema de atendimento da agência e o lançamento de um aplicativo. 

A contratação do chatbot é uma etapa complementar. O resultado do pregão foi confirmado na segunda, 25/11, depois dos recursos de praxe, tendo a mineira Cedro BPO e Soluções em Tecnologia ficado em primeiro lugar na disputa com a soma de R$ 500,6 mil nos itens licitados: o assistente virtual em si, os serviços de nuvem (SaaS) para suportar a solução, além da integração, por APIs, com os sistemas já rodando. 

Pelo previsto, a solução capaz de registrar as queixas via Whatsapp deve ser apresentada 60 dias após a assinatura do contrato, sendo capaz de esclarecer dúvidas por essa ferramenta – depois também para o FB Messenger – em cinco meses. 


Internet Móvel 3G 4G
É urgente fazer software inteligentes para avançar Internet das Coisas no Brasil

"Faltam plataformas avançadas de software de IoT para automatizar os processos e integrar diferentes tecnologias, como a própria internet das coisas, análise de big data e computação em nuvem e de névoa para a implantação de aplicativos-piloto na gestão inteligente da água", exemplifica Marcos Visoli, pesquisador da Embrapa.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga

Ex-deputado Daniel Vilela vai presidir a Aliança Conecta Brasil F4, que nasce com apoio da Huawei, FiberX e da consultoria Teleco, mas quer novos associados. “Não existe economia digital sem infraestrutura”, afirma.

Apple é multada por reduzir desempenho de iPhones antigos

Sanção de 25 milhões de euros foi imposta pelo órgão da concorrência da França. Empresa admitiu em 2017 que reduz deliberadamente a performance de vários modelos mais velhos.

Femtocells terão tratamento igual a dos roteadores Wi-Fi na Anatel

Decisão foi tomada pela Anatel para massificar o uso das antenas de baixa frequência e que amplificam o sinal da telefonia móvel. Até então restritas apenas às operadoras, as femtocells poderão ser compradas e instaladas pelo consumidor.

5G: Edital vai à consulta com 400 MHz em 3,5 GHz e bloco exclusivo para os pequenos

Depois de muito ruído, além de retomar modelo tradicional de leilão, a proposta aprovada no Conselho Diretor da Agência prevê ressarcimento à radiodifusão pela Banda C estendida e modelo do 4G de empresa independente para operacionalizar mitigação de interferências. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G